Sumários
Noções básicas de fonologia
27 Janeiro 2022, 11:00 • Ana Maria Martins
O Alfabeto Fonético Internacional (IPA – International Phonetic Alphabet): especificidades e finalidade de um alfabeto fonético; os símbolos do IPA que representam sons do português, incluindo as suas variedades nacionais, dialetais e históricas. Representação ortográfica vs. transcrição fonética. A articulação dos sons da fala na base dos sistemas de classificação dos segmentos fonológicos.
Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)
25 Janeiro 2022, 11:00 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade
curricular.
Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar
lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática,
semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D.
Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.
Avaliação
Duas provas escritas presenciais a realizar ao longo do
semestre, com idêntico peso na avaliação. A primeira cobre o ponto 2 do programa e
a segunda os pontos 3 e 4.
Datas dos testes
1º teste – 08 de
março (3ª feira) ou 10 de março (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
2º teste – 03 de
maio (5ª feira) ou 05 de maio (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
[A
avaliação final alternativa decorrerá de 23 a 27 de maio, de acordo com o
calendário escolar em www.letras.ulisboa.pt]
Objetivos
A unidade
curricular História da Língua Portuguesa oferece uma descrição panorâmica das
mudanças linguísticas observáveis no português entre o século XII (quando o
português se torna língua escrita) e o período contemporâneo. Centra-se no português
europeu e escolhe como áreas de estudo preferenciais a fonologia e a sintaxe.
O
trabalho desenvolvido nesta unidade curricular deve permitir aos alunos: a)
descobrir conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a
evolução da língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança
linguísticas e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes
novas’; c) aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir
um quadro de referência sumário no que diz respeito à identificação e
cronologia das principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas,
lexicais) ocorridas ao longo da história da língua portuguesa.
Programa
1. Primeiro contacto com textos
medievais: identificação dos lugares de mudança.
2. Mudança linguística e
variação dialetal.
2.1. Os sons. Assimilação e
dissimilação.
2.2. A sílaba.
2.3. A analogia. Morfologia
flexional do verbo.
3. A língua portuguesa nos
textos medievais.
3.1. Os sons e a variação
gráfica.
3.2. Os pronomes.
3.3. A ordem das palavras na
frase.
3.4. Negação e palavras
negativas.
4. Síntese das principais
mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o
comentário linguístico de textos de diferentes épocas.
Bibliografia
CASTRO,
Ivo 2006. Introdução à História do
Português. Lisboa: Colibri.
FREITAS, Maria João e Ana Lúcia SANTOS
2001. Contar (histórias de) sílabas.
Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua Materna.
Lisboa: Colibri.
História da Língua
Portuguesa em linha, Centro Virtual Camões, Instituto
Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html
HOCK, Hans H. 1986. Principles
of Historical Linguistics. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter.
MARTINS, Ana Maria 2002. “Mudança
sintáctica e História da Língua Portuguesa”. In B. F. Head, J. Teixeira, A. S.
Lemos, A. L. de Barros e. Pereira, eds.
História da Língua e História da Gramática: Actas do Encontro, Braga:
Universidade do Minho /ILCH. 251-297.
MARTINS, Ana Maria 2016. “Introdução: O português numa perspetiva
diacrónica e comparativa”. In A. M. Martins e E. Carrilho, eds. Manual de Linguística Portuguesa.
Berlin/Boston: De Gruyter. 3-39.
TEYSSIER; Paul 1980. História da Língua Portuguesa. Lisboa:
Sá da Costa. [Trad. portuguesa, 1982]