Sumários
Aula introdutória. O que mudou na língua portuguesa ao longo do tempo (ilustração inicial)
24 Janeiro 2023, 11:00 • Ana Maria Martins
Apresentação do programa e do modo de funcionamento da unidade
curricular.
Primeiro contacto com textos antigos como forma de identificar
lugares de mudança linguística (gráfica, fonológica, morfológica, sintática,
semântica e lexical). Exemplos provenientes de fragmentos do Testamento de D.
Afonso II (1214) e da Demanda do Santo Graal.
Avaliação
Duas provas escritas presenciais a realizar ao longo do
semestre, com idêntico peso na avaliação. A primeira cobre o ponto 2 do programa e
a segunda os pontos 3 e 4.
Datas dos testes
1º teste – 07 de
março (3ª feira) ou 09 de março (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
2º teste – 02 de
maio (5ª feira) ou 04 de maio (5ª feira) [cada aluno escolhe uma das datas]
[A
avaliação final alternativa decorrerá de 29 de maio a 2 de junho, de acordo com
o calendário escolar em www.letras.ulisboa.pt]
Objetivos
A unidade curricular História da
Língua Portuguesa oferece uma descrição panorâmica das mudanças linguísticas
observáveis no português entre o século XII (quando o português se torna língua
escrita) e o período contemporâneo. Centra-se no português europeu e escolhe
como áreas de estudo preferenciais a fonologia e a sintaxe.
O trabalho
desenvolvido nesta unidade curricular deve permitir aos alunos: a) descobrir
conexões entre a variação observada no português contemporâneo e a evolução da
língua no tempo; b) encontrar regularidades na variação e mudança linguísticas
e estabelecer generalizações que ajudem a compreender ‘variantes novas’; c)
aprender a ler textos portugueses de diferentes épocas; d) adquirir um quadro
de referência sumário no que diz respeito à identificação e cronologia das
principais mudanças (fonológicas, morfológicas, sintáticas, lexicais) ocorridas
ao longo da história da língua portuguesa.
Programa
1. Primeiro contacto com textos
medievais: identificação dos lugares de mudança.
2. Mudança linguística e
variação dialetal.
2.1. Os sons. Assimilação e dissimilação.
2.2. A sílaba.
2.3. A analogia. Morfologia flexional do verbo.
3. A língua portuguesa nos
textos medievais.
3.1. Os sons e a variação gráfica.
3.2. Os pronomes.
3.3. A ordem das palavras na frase.
3.4. Negação e palavras negativas.
4. Síntese das principais
mudanças linguísticas na história da língua portuguesa, em articulação com o
comentário linguístico de textos de diferentes épocas.
Bibliografia
CASTRO, Ivo 2006. Introdução à História do Português. Lisboa: Colibri.
FREITAS, Maria João e
Ana Lúcia SANTOS 2001. Contar (histórias
de) sílabas. Descrição e implicações para o Ensino do Português como Língua
Materna. Lisboa: Colibri.
História da Língua Portuguesa em linha, Centro Virtual
Camões, Instituto Camões: http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/historia-da-lingua-portuguesa.html
HOCK, Hans H.
1986. Principles of Historical
Linguistics. Berlin/New York/Amsterdam: Mouton de Gruyter.
MARTINS, Ana Maria 2002.
“Mudança sintáctica e História da Língua Portuguesa”. In B. F. Head, J.
Teixeira, A. S. Lemos, A. L. de Barros e. Pereira, eds. História da Língua e História da Gramática: Actas do Encontro,
Braga: Universidade do Minho /ILCH. 251-297.
MARTINS, Ana Maria 2016.
“Introdução: O português numa
perspetiva diacrónica e comparativa”. In Ana Maria Martins e Ernestina
Carrilho, eds. Manual de Linguística
Portuguesa. Berlin/Boston: De Gruyter. 3-39.
TEYSSIER; Paul 1980. História da Língua Portuguesa. Lisboa:
Sá da Costa. [Trad. portuguesa, 1982]