ano lectivo 2022-2023

 

código da UC: HIS2.78964

 

História do Lazer e do Turismo

 

Docente: Maria Alexandre Lousada

m.lousada@campus.ul.pt

 

 

Programa

 

                Esta disciplina destina-se a desenvolver o conhecimento e a reflexão crítica sobre o lazer e o turismo na Europa, com especial ênfase no caso português. Pretende-se que os alunos: saibam discutir as principais teses sobre as origens, as características e o crescimento do lazer e do turismo modernos na Europa; conheçam e discutam os seus impactos culturais, económicos, sociais e ambientais através do estudo de diferentes casos.

 

1. Vocabulário e conceitos (tempo livre, lazer, ócio, viagem, turismo, viajantes, turistas). As diferentes perspectivas disciplinares.

 

2. Do lazer tradicional ao lazer moderno: o nascimento duma cultura de lazer. A revolução industrial e o lazer moderno. As indústrias de entretenimento.

 

2. Práticas, formas e espaços de lazer e turismo na Europa e em Portugal. O Grand Tour e os fundamentos do turismo moderno. Cultura, saúde e lazer nas origens do turismo. Lazer, turismo e território: a reinvenção dos lugares. Turismo, património e identidade nacional.

 

3.. Turismo de massas e de nicho. Problemáticas, tendências e impactos.

 

 

 Avaliação

                A unidade curricular funciona em regime presencial, combinando exposições teóricas do docente em torno de problemas centrais relativos às temáticas do programa com apresentações orais e debates na aula por parte dos alunos. Algumas aulas poderão contar com a colaboração de especialistas convidados

O desempenho dos estudantes é avaliado de forma contínua. Estão previstos os seguintes elementos de avaliação: 1) Preparação e discussão de textos nas aulas, um curto trabalho escrito com 2.500 palavras (40%); 2) Um teste escrito (60%)

 

 

Bibliografia

 

Baranowski, Shelley e Ellen Furlough (eds), Being elsewhere: tourism, consumer culture, and identity in modern Europe and North America. The University of Michigan Press, 2004

Boyer, Marc. El turismo en Europa, de la edad moderna al siglo XX. Historia contemporánea, nº 25, (2002), 13-31

Corbin, Alain (ed). História dos tempos livres. O advento do lazer, Lisboa: Teorema, 2001 (L’avènement des loisirs: (1850-1960). Paris : Aubier, 1995)

Dumazedier, Joffre. Vers une civilisation du loisir ? Paris:Ed. Seuil, 1972 (versão brasileira: Lazer e cultura popular. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004)

Elias, Norbert; Dunning, Eric. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992 (The Quest for Excitement, 1985)

Jamal, Tazim; Robinson, Mike.The Sage Handbook of Tourism Studies, Londres: Sage, 2009

Koshar, Rudy (ed.). Histories of Leisure. Oxford: Berg, 2002

Lavenir, Catherine Bertho. La roue et le stylo : comment nous sommes devenus touristes. Paris : Ed. Odile Jacob, 1999

Lousada, Mª Alexandre (coord.). Viajar. Viajantes e turistas à descoberta de Portugal. Lisboa: IN-CM,2010

       Robinson, Peter, Heitmann, Sine. and Dieke. Peter., eds. - Research Themes for Tourism. Wallingford: CABI, 2011

Rojek, Chris. The Labour of Leisure. The culture of free time, Sage, 2009

Towner, John. An Historical Geography of Recreation and Tourism in the Western World 1540-1940. Chichester: John Wiley, 1996.

Urbain, Jean-Didier. L’idiot du voyage. Histoires de touristes. Paris :Payot, 2002

Urry, John. The Tourist Gaze : Leisure and Travel in Contemporary Ssocieties, Londres, Sage, 1991 (ed. Brasileira: O Olhar do Turista: Lazer e viagens nas sociedades contemporâneas)

Walton, John K. (ed). Histories of Tourism: Representation, Identity and Conflict. Channel View Publications, 2005

Zuelow, Eric G. E. . A History of Modern Tourism. Palgrave: 2016

 

textos e documentos no moodle

Anexos