Sumários

Programa. Cronologia e Conceitos

5 Fevereiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Apresentação e comentário do programa e bibliografia da cadeira. Crítica dos critérios delimitadores da História Moderna (Económica e Social). A dificuldade de marcar nos planos económico e social a ruptura entre o período Medieval e o período Moderno, bem como este e o Contemporâneo. 


Mortalidade e vivência da morte

4 Fevereiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Mortalidade e vivência da morte. Diversidade e riqueza de fontes: iniciação ao comentário de textos e imagens da Compilação de Documentos da disciplina: De Jorge Manrique à Autobiografia de Thomas Platter. A Dança da morte em programas iconográficos – o exemplo de Holbein e de Paradin. Pintura do séc. XVI.

A questão da salvação em elites e no homem comum (movimentos sociais e de exaltação religiosa antes e após a Reforma). Aprofundamento da espiritualidade, debates dogmáticos e comportamentos.

Utilização de fontes textuais e iconográficas.

Bibliografia básica: Lucien Febvre, Jean Delumeau, Philippe Ariès, Gordon & Marshall (eds.), Puigarnau


Economia rural

1 Fevereiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

Esta sessão foi leccionada pelo Prof. José Varanda, onde abordou a economia rural e comercial em finais da medievalidade (finais do séc. XIV-XV).


Pressão demográfica e migrações

31 Janeiro 2019, 12:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

A pressão demográfica como um dos principais condicionalismos sócio-económicos no mundo moderno. Perspectivas da Demografia Histórica – fontes e métodos. Caracterização do regime demográfico e importância do fenómeno das migrações. Diversidade regional da evolução populacional e relacionamento com a Expansão europeia ultramarina. Comportamentos e diversidade nos núcleos familiares. Diásporas em contextos também políticos e religiosos.

Utilização de tabelas e mapas.

Bibliografia básica: Roger Mols in Historia Económica de Europa. Siglos XVI y XVII (ed. Carlo M. Cipolla); Jan de Vris, A economia da Europa numa época de crise. 1600-1750.


Não houve aula

29 Janeiro 2019, 16:00 João dos Santos Ramalho Cosme

O docente, neste tipo, participou como argunete principal num júri de doutoramento em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.