Andamentos da protosinologia na primeira metade do século XVI
20 Outubro 2021, 12:30 • Luís Filipe Sousa Barreto
A Cartografia, : o Mapa como representação espacial dos conhecimentos, poderes e interesses. O Planisfério anónimo português de 1502 adquirido por A. Cantino em Lisboa ,e os novos horizontes europeus da Ásia Marítima e Litoral .O Mapa- Mundi coreano/ Honil gangni de 1402 e os polos de conhecimento global : Islão, China ,Europa.
A "Suma Oriental " de Tomé Pires , escrita em Malaca e Cochim cerca de 1512 a 1515, e os novos conhecimentos europeus das Ásia do Sueste e Oriental com base nos saberes e poderes / interesses asiáticos. As novidades essenciais : Ainão, Japão, Oquem/ Haojing, o sistema tributário da China Ming, a identificação China/ Cataio, a lógica dos poderes na Ásia do Sueste, etc.A presença italiana de A. Corsali e G.Empoli acompanhando este alargamento, aprofundamento e divulgação de dados e conhecimentos.
A China como Modelo. Os enunciados do " de gloria " ,Coimbra,1549 do humanista e bispo Jerónimo Osório . O factor China na Europa : impacto crescente nas Culturas material e intelectual . Em diálogo com os alunos, factores chave de emergência de Macau : China- Japão, Cantão- Fujian, chineses ultramarinos- chineses continentais, portugueses asiatizados e portugueses de Portugal, Portugal, Itália, Alemanha, Castela ,etc.