Macau- 1555
22 Outubro 2021, 12:30 • Luís Filipe Sousa Barreto
No trigésimo terceiro ano do reinado do Imperador Jiajing, ano de 1555 no calendário cristão, o soldado mercador Fernão Mendes Pinto , então irmão noviço jesuíta, escreve de Macau, a 20 de Novembro , uma carta para Goa endereçada ao Padre Baltasar Dias S.J.
1555.Ano da primeira escrita em português do termo/ palavra Macau .Da primeira carta escrita em Macau-China ( topónimo de filiação fuquinense e indicando lugar do templo da Deusa Matsou/ Makou ). Ano, também, da visita de mercadores japoneses á feira de Cantão , acompanhando o grupo português do muito rico nobre- mercador Diogo Pereira. Ano de tradução e de interpretação , de relações transculturais múltiplas, de comércio e de rotas marítimas implicando chineses ,japoneses, portugueses.
Dinâmicas intermediárias e comércio internacional , produtos e mercados, entre Indico, Ásia do Sueste, o reino Léquio, China, Japão. O crescer da presença regular portuguesa nas ilhas de Cantão / Guangdong ( Sanchoão, Lampacau, Macau, Lantao ).A ilha Macau como lugar a pouco e pouco preferencial para estadia e para instalação do intermediário recém -chegado dos Mares Ocidentais.