O horizonte historiográfico da unidade curricular História Medieval da Europa está colocado nas instituições políticas e nas representações culturais do período, enquadradas pelas transformações sociais e económicas que o organizaram e moldaram. A proposta pedagógica é a de percorrer essa longa linha de tempo, a que se convencionou chamar a Idade do Meio (situada algures entre dois porosos limites - a montante, a Antiguidade Tardia; e a jusante, o Humanismo e o seu par gémeo, o Renascimento), procurando nessa ação captar e iluminar os acontecimentos e datas mais significativos da época, os grandes protagonistas e as gentes comuns, as dinâmicas económicas e financeiras e as principais realizações alcançadas na arte e na literatura. Tudo portas entreabertas que permitem aceder a um admirável velho mundo.
I. FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR. 1. Apresentação. 2. Calendarização. 3. Programa sintético. 4. Bibliografia. 5. Modelo de avaliação.
II. INTRODUÇÃO À IDADE MÉDIA. 1. Especificidades do estudo da Idade Média. 2. Práticas historiográficas.
III. ANTIGUIDADE TARDIA (SÉCS. III-VII): PRÓLOGO DA IDADE MÉDIA. 1. Os primeiros reinos (410568). 2. Permanência romana e mudanças cristãs (sécs. VI e VII). 3. Crises e mudanças nos reinos bárbaros (550-750). 4. A arte da Antiguidade Tardia. 5. A génese cultural do ocidente medieval.
IV. ALTA IDADE MÉDIA (SÉCS. VIII-XI). 1. A afirmação da igreja católica. 2. Da fragmentação à unidade política. 3. O renascimento cultural carolíngio. 4. Da unidade política à fragmentação. 5. O fracasso da unidade carolíngia. 6. As últimas invasões, a dissolução feudal e o novo império. 7. O renascimento cultural otoniano.
V. IDADE MÉDIA CENTRAL (SÉCS XII-XIII). 1. A Igreja e a sociedade política. 2. Monaquismo e a busca pela salvação. 3. A expansão do Ocidente. 4. O surto urbano e comercial. 5. A fundação de universidades.
VI. BAIXA IDADE MÉDIA (SÉCS. XIV-XV). 1. Crises e adversidades. 2. Um mundo em mudança. 3. Correntes e movimentos culturais.