Docente | Instructor

Maria Leonor García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1.  Estruturas, dinamismos e condicionalismos económicos no mundo moderno.

– Pressão demográfica em diferentes áreas do mundo: populações, comunidades, redes. Desníveis regionais. Especificidades de áreas não europeias. Interdependências.

– Produções, técnicas, transportes, mercados. Zonas e circuitos de transformação (da artesanal à industrial) e de comércio. Fontes de crédito. Sociedades, companhias e bancos. Novas rotas e ligações marítimas. 

 

2. Sociedades no mundo moderno: contrastes e similitudes, conservadorismo e modernidade.

– Condicionantes socioculturais na hierarquização social e na gestão dos recursos. Comparações a nível europeu, no continente e em áreas ultramarinas. Dinâmica de grupos e relações com poderes. Mobilidade. Marginalidades. Tópicos do Renascimento europeu. Atitudes face ao herético e às formas de crédito.

– Mutações na sensibilidade e nos comportamentos. Olhares cruzados sobre os povos "estranhos". Migrações, confrontos culturais e miscigenação. Reflexos na representação social e em novas identidades.

  

Avaliação | Grading and Assessment 

 

Métodos de ensino:

1. Aulas teórico-práticas em sistema b-learning:

a) formação teórica e orientação de bibliografia especializada (via directa ou tecnologias digitais);

b) comentário de fontes (imagens, obras integrais, compilações de textos);

c) reflexão e debate de produção historiográfica, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas actualmente relevantes.

2. Acompanhamento tutorial contínuo: via directa, e-learning e email.

3. Conferências (investigadores convidados), oficinas e visitas de estudo.

 

Avaliação

1. Terá em conta:

a) intervenção (individual e colaborativa) dos estudantes nos debates em aula e em forum online sobre questões temáticas, orientação de pesquisas, controvérsias historiográficas (20%);

b) elaboração de relatório de pesquisa temática sobre informação científica actualizada, sob orientação docente (40%)

c) teste escrito presencial sobre tópicos seleccionados da matéria, com bibliografia de referência (40%).

2. Avaliação contínua e em regime especial, tutela, conforme RGA-FLUL.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Braudel, Fernand. Civilização Material, Economia e Capitalismo, Séculos XV-XVIII. Lisboa: Teorema, 1992. 3 vs. 

De Vries, Jan. A economia da Europa numa época de crise. 1600-1750. Lisboa: Dom Quixote, 1983.

Gruzinski, S. As quatro partes do mundo: historia de uma mundialização. São Paulo: EDUSP-UFMG, 2014.

Kamen, Henry. Early Modern European Society. Londres e Nova Iorque: Routledge, 2005.

Subrahmanyam, Sanjay, “Hybrid affairs: Cultural histories of the East India companies”. The Indian Economic & Social History Review, Vol.55, 3 (2018), 419-438

Tawney, Richard H., Religion and the Rise of Capitalism. A Historical Study. 2 ed.rev. Nova Iorque e Londres: Verso Books, 2015.