I. FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR. 1. Apresentação. 2. Calendarização. 3. Programa sintético. 4. Bibliografia. 5. Modelo de avaliação.

II. INTRODUÇÃO À IDADE MÉDIA. 1. Especificidades do estudo da Idade Média. 2. Práticas historiográficas.

III. ANTIGUIDADE TARDIA (SÉCS. III-VII): PRÓLOGO DA IDADE MÉDIA. 1. Os primeiros reinos (410-568). 2. Permanência romana e mudanças cristãs (sécs. VI e VII). 3. Crises e mudanças nos reinos bárbaros (550-750). 4. A arte da Antiguidade Tardia. 5. A génese cultural do ocidente medieval. 

IV. ALTA IDADE MÉDIA (SÉCS. VIII-XI). 1. A afirmação da igreja católica. 2. Da fragmentação à unidade política. 3. O renascimento carolíngio. 4. Da unidade política à fragmentação. 5. O fracasso da unidade carolíngia. 6. As últimas invasões, a dissolução feudal e o novo império. 7. O renascimento otoniano.

V. IDADE MÉDIA PLENA (SÉCS XII-XIII). 1. A Igreja e a sociedade política. 2. Monaquismo e a busca pela salvação. 3. A expansão do Ocidente. 4. O surto urbano e comercial. 5. A fundação de universidades. 

VI. BAIXA IDADE MÉDIA (SÉCS. XIV-XV). 1. Crises e adversidades. 2. Um mundo em mudança. 3. Correntes e movimentos culturais.