Docente:

Maria Leonor García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt


Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

1. Imaginário do poder, da sociedade e da ordem internacional

– Poderes, mecanismos ideológicos e gestão de bens. Estado, jurisdições eclesiásticas, senhoriais e municipais. 

– Hierarquias sociais, mobilidade,  reavaliações  sociais. Elites políticas, grupos de pressão e marginalidade social. Assistência.

– Pluralidade de comunidades. Populações, género, migrações e diásporas.

– Guerras, crises e revoltas. Crenças e igrejas: religião, debates e reformas. Formas de controlo.

 

2. Dinamismos económicos, conexões e cruzamentos culturais na Expansão europeia ultramarina

– Condicionantes dos Descobrimentos e da Expansão. Conexões mundiais. Valorização sucessiva de áreas europeias.

– Rotas e redes intercontinentais. Tráfegos e produções. Mercados internos  e internacionais. Relações entre instâncias do continente e de áreas ultramarinas, centrais e locais.

– Colonização e multiculturalidade. Investidores, esferas públicas e privadas, agentes de mediação.

– Adaptação às pré-condições e modificações locais. Cultura material e imaterial. Identidades, miscigenação e metamorfoses culturais.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Métodos de ensino:

1. Aulas teórico-práticas em sistema b-learning:

a) formação teórica e orientação de bibliografia especializada (via directa ou tecnologias digitais);

b) comentário de fontes (imagens, obras integrais, compilações de textos);

c) reflexão e debate de produção historiográfica, para definição de conceitos operatórios e aprofundamento de temas actualmente relevantes.

2. Acompanhamento tutorial contínuo: via directa, e-learning e email.

3. Conferências (investigadores convidados), oficinas e visitas de estudo.

 

Avaliação:

1. Terá em conta:

a) intervenção (individual e colaborativa) dos estudantes nos debates em aula e em forum online sobre questões temáticas, orientação de pesquisas, controvérsias historiográficas (20%);

b) elaboração de relatório de pesquisa temática sobre informação científica actualizada, sob orientação docente (40%)

c) teste escrito presencial sobre tópicos seleccionados da matéria, com bibliografia de referência (40%).

2. Avaliação contínua e em regime especial, tutela, conforme RGA-FLUL.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Bethencourt, F. e D. Ramada CURTO (dir.). A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800. Lisboa: Eds. 70, 2010.

De Vries, Jan. A economia da Europa numa época de crise. 1600-1750. Lisboa: Dom Quixote, 1983.

Durand, Y. Les Républiques au temps des Monarchies. Paris: PUF, 1973

Gruzinski, S. As quatro partes do mundo: historia de uma mundialização. São Paulo: EDUSP-UFMG, 2014.

Loureiro, Guilherme Maia de, Estratificação e Mobilidade Social no Antigo Regime em

Portugal (1640-1820), Lisboa, Guarda-Mor, 2015.

Monteiro, N.G. et al, Optima Pars. Elites Ibero‐Americanas do Antigo regime. Lisboa: ICS, 2005.