Maria Leonor García da Cruz, Faculdade de Letras da Universidade
de Lisboa, cruzmaria@campus.ul.pt
Programa (na
língua de ensino) | Course description
(in language of instruction)
1. Imaginário do poder, da sociedade e da ordem
internacional
– Poderes, mecanismos ideológicos e gestão de
bens. Estado, jurisdições eclesiásticas, senhoriais e municipais.
– Hierarquias sociais, mobilidade, reavaliações sociais. Elites políticas, grupos de
pressão e marginalidade social. Assistência.
– Pluralidade de comunidades. Populações, género,
migrações e diásporas.
– Guerras, crises e revoltas. Crenças e igrejas:
religião, debates e reformas. Formas de controlo.
2. Dinamismos económicos, conexões e cruzamentos
culturais na Expansão europeia ultramarina
– Condicionantes dos Descobrimentos e da Expansão.
Conexões mundiais. Valorização sucessiva de áreas europeias.
– Rotas e redes intercontinentais. Tráfegos e
produções. Mercados internos e
internacionais. Relações entre instâncias do continente e de áreas
ultramarinas, centrais e locais.
– Colonização e multiculturalidade. Investidores,
esferas públicas e privadas, agentes de mediação.
– Adaptação às pré-condições e modificações
locais. Cultura material e imaterial. Identidades, miscigenação e metamorfoses
culturais.
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Avaliação (na
língua de ensino) | Grading and Assessment
(in language of instruction)
Métodos
de ensino:
1. Aulas
teórico-práticas em sistema b-learning:
a)
formação teórica e orientação de bibliografia especializada (via directa ou
tecnologias digitais);
b)
comentário de fontes (imagens, obras integrais, compilações de textos);
c)
reflexão e debate de produção historiográfica, para definição de conceitos
operatórios e aprofundamento de temas actualmente relevantes.
2.
Acompanhamento tutorial contínuo: via directa, e-learning e email.
3.
Conferências (investigadores convidados), oficinas e visitas de estudo.
Avaliação:
1. Terá
em conta:
a)
intervenção (individual e colaborativa) dos estudantes nos debates em aula e
em forum online sobre questões temáticas, orientação de pesquisas,
controvérsias historiográficas (20%);
b) elaboração
de relatório de pesquisa temática sobre informação científica actualizada,
sob orientação docente (40%)
c) teste
escrito presencial sobre tópicos seleccionados da matéria, com bibliografia
de referência (40%).
2.
Avaliação contínua e em regime especial, tutela, conforme RGA-FLUL.
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Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Bethencourt, F. e D.
Ramada CURTO (dir.). A Expansão Marítima
Portuguesa, 1400-1800. Lisboa: Eds. 70, 2010.
De Vries, Jan. A
economia da Europa numa época de crise. 1600-1750.
Lisboa: Dom Quixote, 1983.
Durand, Y. Les Républiques
au temps des Monarchies. Paris: PUF, 1973
Gruzinski, S. As
quatro partes do mundo: historia de uma mundialização. São
Paulo: EDUSP-UFMG, 2014.
Loureiro, Guilherme
Maia de, Estratificação e Mobilidade Social no Antigo Regime em
Portugal (1640-1820),
Lisboa, Guarda-Mor, 2015.
Monteiro, N.G. et al, Optima Pars. Elites
Ibero‐Americanas do Antigo regime. Lisboa: ICS, 2005.
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