Sumários

Concepções de Império nas fontes e na bibliografia. O Estado da Índia

11 Março 2019, 14:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Concepções de Império no caso português. Das fontes aos estudos críticos. Barros e os títulos do Rei de Portugal. Fr. Serafim de Freitas sobre o Império asiático versus Hugo Grócio. Comentário ao estudo de Disney sobre o Estado da Índia.

Bibliografia básica: L.F.Thomaz; A.Dias Farinha; A. Disney


Polos do comércio internacional e da intelectualidade. Reavaliações sociais

7 Março 2019, 14:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Hierarquias e reavaliações sociais. Elites e marginais na Europa moderna. Perspectivas do estudo do mercador e do financeiro. Troca de interesses com poderes e ascensão social. Polos do comércio internacional e da intelectualidade. Promoção social do humanista e do artista. O desenvolvimento da Itália do Norte, da Alemanha do Sul, da Flandres e de Antuérpia.  Circuitos internacionais, inter-regionais e intercontinentais.

Bibliografia básica: Le Goff; Garin (ed); Hale


Férias de Carnaval

4 Março 2019, 14:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Férias de Carnaval


Configurações do império português e relações Estado – Igreja

28 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

Configurações do Império. Leis, distribuição de funções e repartição de rendimentos. Transmissão e adaptação de experiências administrativas. Comparação entre Magrebe, Ilhas atlânticas, Brasil e Estado da Índia.

Vicissitudes em Marrocos atlântico – orgânica dos lugares fortificados, moradores, fronteiros e mouros da paz. Intermediários. Condicionalismos do Islão (confrarias, marabutos e xarifes).

Relações entre Estado e Igreja. Ordens religiosas (regulares e militares), bulas de cruzada, Padroado. Tribunais mistos (Mesa de consciência e Conselho Geral do Santo ofício). Missionários.

Bibliografia básica: Bethencourt & R. Curto (eds.); A.Dias Farinha


Historiografia sobre os Descobrimentos e a Expansão portuguesa – debates e controvérsias

25 Fevereiro 2019, 14:00 Maria Leonor Garcia da Cruz

A dupla vertente de Portugal, continental e marítima. Análise crítica de teses sobre a decadência de Portugal e da lenda negra da Índia portuguesa.

A formulação do poder da Coroa portuguesa, diferentes relações e limites de jurisdição e de intervenção no Império. Flutuações e reorientações político-económicas. Dos grandes órgãos aos agentes locais. A questão da “exportação de Estado” do Estado da Índia ao Brasil. Grandes oficiais da Justiça e da Fazenda no reino e nas áreas ultramarinas, repartições especializadas, agentes.  

Bibliografia básica: Cortesão; Orlando Ribeiro; D. Winius; M.L. García da Cruz; Xavier; Bethencourt & R. Curto (eds.)