História, Memória, Esquecimento (Séculos XVIII-XXI) 3º ciclo Semestre II 2022-23
Sérgio Campos Matos
Programa e objectivos
1. Problemas conceptuais.
2. História, memória, consciência histórica,
3. Memória e esquecimento. Trauma.
4. Usos do passado. Políticas de memória.
5. Historiografia e identidades. Identidades narrativas.
6. Escalas de memórias colectivas: familiar, local, regional, nacional, transnacional.
7. História e ficção. Verdade e verosimilhança. Crónica contemporânea.
Pretende-se:
1. estudar diferentes meios de estruturação da história e das memórias colectivas, nas suas funções sociais e culturais, nas suas relações com os processos de modernização ocorridos no mundo ocidental ;
2. compreender os usos do passado bem como diferentes tipos de esquecimento, com especial incidência no campo historiográfico;
3. problematizar conceitos-chave, incentivar o sentido de interrogação e o interesse pela investigação científica em temáticas relacionadas com os tópicos programáticos.
Programme and goals
1. Conceptual problems.
2. History, memory, historical consciousness,
3. Memory and forgetting. Trauma.
4. Uses of the past. Politics of memory.
5. Historiography and identities. Narrative identities.
6. Scales of collective memories: family, local, regional, national, transnational.
7. History and fiction. Truth and verisimilitude. Contemporary chronicle
It is intended
1. to study different ways of structuring history and collective memories, in their social and cultural functions, in their relations with modernization processes which took place in the western world ;
2. to understand the uses of the past as well as different types of forgetting, with special incidence in the historiographical field
3. problematize key concepts, encourage the sense of questioning and interest for scientific research on themes related to program topics.
Metodologias de ensino e avaliação
Exposições teóricas em torno de problemas centrais relativos às temáticas do programa. Comentários críticos e debates de estudos relevantes para aprofundar o conhecimento dos temas e problemas do programa. Apresentações orais e debate de resultados de trabalhos de investigação em curso.
O desempenho dos alunos será avaliado de forma continuada. Estão previstos dois elementos de avaliação:
1. intervenção oral: máximo de 20 minutos .
2. trabalho de investigação: máximo de 6000 palavras, incluindo notas, fontes e bibliografia
Teaching methodologies and assessment
Theoretical lectures around central problems related to the themes of the programme. Critical comments and discussion of relevant studies to deepen the knowledge of the themes and problems of the program. Oral presentations and discussion of results of ongoing research work.
The students' performance will be continuously evaluated. Two elements of assessment are expected:
1. lecture: maximum 20 minutes .
2. research paper: maximum 6000 words including notes, sources and bibliography
Bibliografia
ALVES, Fernanda Mota et al. (eds), Estudos de memória. Teoria e análise cultural, Vª N. Famalicão, Húmus, 2016
AUGÉ, Marc As formas do esquecimento, Lisboa, Íman, 2001 (1998).
BERGER, Stefan The past as history. National identity and historical consciousness in Modern Europe, Basingstoke, 2015
Id., History and Identity: How Historical Theory Shapes Historical Practice, Cambridge. C. U. Press, 2022.
CATROGA, Fernando Os passos do homem como restolho do tempo, 2ª ed., Coimbra, 2011
GARCIA CARCEL, Ricardo La herancia del pasado 3ªed., Barcelona, 2013
HALBWACHS, Maurice A memória coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo, , 2013 (1ª ed. fr. 1950)
HARTOG, François Chronos. L’Occident aux prises avec le temps, Paris, 2020
KOSELLECK, R. Futuro passado contribuição à semântica dos tempos históricos, Rio de Janeiro, 2006 (ed. fr. 1979).
Id., Histórias de conceitos, Rio de Janeiro, Contraponto, 2020.
LACAPRA, Dominick, Historia y memoria después de Auschwitz, Buenos Aires, 2008.
NORA, Pierre Présent, nation, mémoire, Paris, Gallimard, 2011.
RICOEUR, Paul A memória, a história, o esquecimento, S.Paulo, 2010 (ed. fr. 2000)
ROUSSO, Henry A última catástrofe, R. de Janeiro, 2016 (ed. fr. 2012)
____ Face au passe´. Essais sur la mémoire contemporiane, Paris, Belin, 2016
TRAVERSO, Enzo O passado, modos de usar, Lisboa, 2012 (2005).
ZERMEÑO PADILLA, G. Historias conceptuales, México, 2017