A (Re)conquista cristã da Península ibérica e a emergência de Portucale

28 Setembro 2015, 14:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

A invasão muçulmana de 711-714 e a reacção cristã: a vitória de Pelágio em Covadonga e as campanhas de Afonso I das Astúrias. Afonso III e a ideologia da Reconquista. Avanços e recuos muçulmanos e cristãos: o 1º período de taifas. As conquistas de Fernando Magno e Afonso VI. As origens do termo Portucale. Os antecedentes fracassados do reino de Portugal: os condados de Portucale e de Coimbra, o reino da Galiza. O contexto do reinado de Afonso VI de Leão e a concessão do condado portucalense a Henrique de Borgonha.


Bibliografia:

Barbosa, Pedro Gomes, Reconquista Cristã nas origens de Portugal Séculos IX a XIII, Lisboa, Ésquilo, 2008.

Benito Ruano, Eloy, “La Reconquista. Una categoría histórica e historiográfica”, Medievalismo. Boletín de la SEEM, año 12, nº12, 2002, pp. 91-98.

Garcia de Cortázar, José Ángel, “La época medieval”, in Historia de España Alfaguara II, 9ª ed., Madrid, 1983.

Marques, A. H. de Oliveira, “Um tempo entre cristãos e muçulmanos”, in Portugal em definição de fronteiras do condado portucalense à crise do século XIV, coord. Maria Helena da Cruz Coelho e Armando Luis de Carvalho Homem, vol. III da Nova História de Portugal, dir. Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, Lisboa, Presença, 1996, pp. 13-88.

Mattoso, José, “Dois séculos de vicissitudes políticas”, in História de Portugal, coord. José Mattoso, Rio de Mouro, Círculo de Leitores, 1993, vol. 2, pp. 21-163.