As fainas marítimas, o artesanato e o comércio

19 Novembro 2015, 14:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

O desenvolvimento do litoral e dos seus portos. A pesca fluvial e marítima. A salinicultura. O crescente dinamismo dos centros urbanos: cidades e vilas. Os diferentes sectores artesanais: mesteres da alimentação, do vestuário, das peles e couros, da construção, etc. Os transportes. O comércio local, inter-regional e internacional e os produtos transaccionados.

 

Comentário do texto “Carta de feira do Castelo de Guimarães” (Doc. 13), editada por Virgínia Rau, Feiras medievais portuguesas, 2ª ed., Lisboa, Presença, 1983, pp. 174-176, feito pelo aluno António Batista.

 

Bibliografia:

Cortesão, Jaime, Os factores democráticos na formação de Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1974.

Marques, A. H. de Oliveira, Hansa e Portugal na Idade Média, Lisboa, 2ª ed., Presença, 1993.

Moreno, Humberto Baquero Moreno, A acção dos almocreves no desenvolvimento das comunicações inter-regionais portuguesas nos fins da Idade Média, Lisboa, 1975.

___, “O Mercado na Idade Média”, in Estudos de História de Portugal em homenagem a A. H. de Oliveira Marques, vol. I, Lisboa, estampa, 1982, pp. 312-317.

Rau, Virgínia, Estudos sobre a história do sal português, Lisboa, Presença, 1984.

___, Feiras medievais portuguesas. Subsídios para o seu estudo, 2ª ed.,  Lisboa, 1982.

Sampaio, Alberto, Estudos Históricos e Económicos. II – As póvoas marítimas, Lisboa, 2ª ed., s.d.