A importância da Igreja na formação de Portugal

14 Outubro 2019, 10:00 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

D. Afonso Henriques e a vassalagem à Santa Sé. A restauração das dioceses e as questões de Braga com Toledo e Santiago de Compostela. A introdução do rito litúrgico romano e os conflitos com os moçárabes. A passagem dos mosteiros que seguiam regras peninsulares para mosteiros cluniacenses, cistercienses ou de cónegos regrantes de S. Agostinho. O papel dos mosteiros no povoamento e aproveitamento agrícola do território. As Ordens Militares e a conquista e defesa do território nas Beiras, Alentejo e Algarve.  

 

Análise e comentário da figura “A rainha D. Teresa, Bermudo Peres de Trava e Urraca Henriques” (Doc2). 

 

Bibliografia: 

AZEVEDO, Carlos Moreira, Dicionário de História Religiosa de Portugal, Mem Martins, Círculo de Leitores, 2000 (Braga, diocese de; Coimbra, diocese de; Ordens Militares; etc.) 

MATTOSO, José, “Dois séculos de vicissitudes políticas”, in José Mattoso (Dir.), História de Portugal, vol.  II, Mem Martins, Círculo de Leitores, 1993, pp. 23-163. 

VILAR, Hermínia Vasconcelos, “As instituições e o elemento humano” e “De Afonso Henriques a Sancho II: uma difícil delimitação de poderes (1128-1245)”, in Carlos Moreira Azevedo (Dir.), História Religiosa de Portugal, vol. I, Mem Martins, Círculo de Leitores, 2000, pp. 203-259 e 305-318