Confessionalização e disciplinamento
23 Abril 2020, 12:00 • Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga
Aula não presencial substituída pelo envio do que se segue:
Tema:
Confessionalização e disciplinamento social
- Poderes e agentes
- Mecanismos repressivos
- Mecanismos pedagógicos
Objetivos:
a) dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas relativas ao estudo das Misericórdias e da confessionalização e disciplinamento social durante a Época Moderna, de acordo com os subtemas indicadas.
b) tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade, para os temas referidos.
Leituras:
PAIVA, José Pedro, “O Estado na Igreja e a Igreja no Estado: contaminações, dependências e dissidências entre o Estado e a Igreja em Portugal (1495-1640)”, Revista Portuguesa de História, tomo 40, Coimbra, 2008-2009, pp. 383-397. Disponível em https://www.academia.edu/34735167/.
PALOMO, Federico, “Un catolicismo en plural: identidades, disciplinamento y cultura religiosa en los mundos ibéricos de la Edad Moderna”, Poder, sociedad religiosa y tolerancia en el mundo hispanico de Fernando el Católico al signo XVIII, Saragoça: Instituición Fernando el Católico, 2018, pp. 193-217. Disponível em https://www.academia.edu/37910102/.
BRAGA, Isabel Drumond, “Religiosidade, cultura material e arte: para o estudo dos ex-votos portugueses da Época Moderna ao presente”, Escritas do Tempo, vol. 1, n.º 3, Marabá, 2020, pp. 79-96. ISSN 2674-7758. Cf. https://www.academia.edu/42109376/.