Confessionalização e disciplinamento

23 Abril 2020, 12:00 Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga






Aula não presencial substituída pelo envio do que se segue:

Tema:

Confessionalização e disciplinamento social

- Poderes e agentes

- Mecanismos repressivos

- Mecanismos pedagógicos

 Objetivos:

a) dominar o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas relativas ao estudo das Misericórdias e da confessionalização e disciplinamento social durante a Época Moderna, de acordo com os subtemas indicadas.

b) tomar conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade, para os temas referidos.

Leituras:

PAIVA, José Pedro, “O Estado na Igreja e a Igreja no Estado: contaminações, dependências e dissidências entre o Estado e a Igreja em Portugal (1495-1640)”, Revista Portuguesa de História, tomo 40, Coimbra, 2008-2009, pp. 383-397. Disponível em https://www.academia.edu/34735167/.

PALOMO, Federico, “Un catolicismo en plural: identidades, disciplinamento y cultura religiosa en los mundos ibéricos de la Edad Moderna”, Poder, sociedad religiosa y tolerancia en el mundo hispanico de Fernando el Católico al signo XVIII, Saragoça: Instituición Fernando el Católico, 2018, pp. 193-217. Disponível em https://www.academia.edu/37910102/.

BRAGA, Isabel Drumond, “Religiosidade, cultura material e arte: para o estudo dos ex-votos portugueses da Época Moderna ao presente”, Escritas do Tempo, vol. 1, n.º 3, Marabá, 2020, pp. 79-96. ISSN 2674-7758. Cf. https://www.academia.edu/42109376/.