7. As atividades económicas (2): as fainas marítimas, o artesanato e o comércio

13 Novembro 2020, 09:30 Ana Maria Seabra de Almeida Rodrigues

Conclusão da aula anterior: os contratos agrários orais e escritos (perpétuos ou aforamentos; por vidas ou emprazamentos; por anos ou arrendamentos); as diferentes modalidades de pagamento da renda da terra; as taxas devidas aos senhores em virtude do senhorio.

O desenvolvimento do litoral e dos seus portos. A pesca fluvial e marítima. A salinicultura. O crescente dinamismo dos centros urbanos: cidades e vilas de Portugal. Os diferentes sectores artesanais: mesteres da alimentação, do vestuário, das peles e couros, da construção, etc. Os transportes. O comércio local, inter-regional e internacional: agentes e produtos transacionados.

Bibliografia:

CORTESÃO, Jaime, Os factores democráticos na formação de Portugal, Lisboa, Livros Horizonte, 1974.

MELO, Arnaldo Sousa, Trabalho e produção em Portugal na Idade Média: o Porto, c. 1320 – c. 1415, tese de Doutoramento apresentada à Universidade do Minho em 2009.

MARQUES, A. H. de Oliveira, Hansa e Portugal na Idade Média, Lisboa, 2ª ed., Presença, 1993.

MORENO, Humberto Baquero, A acção dos almocreves no desenvolvimento das comunicações inter-regionais portuguesas nos fins da Idade Média, Lisboa, 1975.

___, “O Mercado na Idade Média”, in Estudos de História de Portugal em homenagem a A. H. de Oliveira Marques, vol. I, Lisboa, estampa, 1982, pp. 312-317.

RAU, Virgínia, Estudos sobre a história do sal português, Lisboa, Presença, 1984.

___, Feiras medievais portuguesas. Subsídios para o seu estudo, 2ª ed., Lisboa, 1982.

SAMPAIO, Alberto, Estudos Históricos e Económicos. II – As póvoas marítimas, Lisboa, 2ª ed., s.d.