Parâmetros da relação entre o Estado e a Igreja na Idade Média. Os primeiros três séculos sob o enquadramento do "cristianismo apostólico" (Sâo Paulo). As alterações após os Éditos de Milão e de Tessalónica. A consideração do papel providencial de Roma e suas consequências. A nova realidade política dos reinos saídos das invasões; o francos de Clóvis e o início da didáctica eclesiástica sobre a origem, funções e limites do poder régio

17 Novembro 2017, 10:00 José Manuel Henriques Varandas

Parâmetros da relação entre o Estado e a Igreja na Idade Média. Os primeiros três séculos sob o enquadramento do "cristianismo apostólico" (Sâo Paulo). As alterações após os Éditos de Milão e de Tessalónica. A consideração do papel providencial de Roma e suas consequências. A nova realidade política dos reinos saídos das invasões; o francos de Clóvis e o início da didáctica eclesiástica sobre a origem, funções e limites do poder régio. Esta aula foi ministrada pela Professora Doutora Margarida Garcez Ventura.

Equiparação a bolseiro. O docente foi apresentar uma comunicação ao Seminário Internacional «Military Sciences - The Backbone of Military Education Institutions?» Organizado pela International Society of Military Sciences (ISMS) e que decorreu em Oslo, na Norwegian Defence University College nos dias 15 a 17 de Novembro de 2017. A presentou a comunicação: «Military History in Portugal. Post-Graduate Teaching in Military History in the University of Lisbon and the network with the Portuguese Military Schools».