Unidade Curricular | Course Unit |
História Moderna de Portugal |
Código da Unidade Curricular | Course ID |
HIS2.78113 |
Créditos ECTS | ECTS Credits |
6 |
Ciclo de Estudos | Level |
Licenciatura |
Semestre | Semester |
S2 |
Docente(s) | Instructor(s) |
Prof.ª Doutora Isabel Drumond Braga |
Língua de ensino | Language of instruction |
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction) |
Introdução Fontes e bibliografia essenciais para o estudo da História Moderna de Portugal. O conceito de Idade Moderna e algumas das propostas de periodização possíveis. Linhas de força da Idade Moderna em Portugal (do final do século XV à revolução liberal).
1. População O regime demográfico da Época Moderna. A recuperação populacional do final da Idade Média. Da estagnação do final de Quinhentos à recuperação. O problema da falta de gente e as propostas para solucionar a questão. As reflexões sobre a população como fonte de enriquecimento do país. As contagens da população: dos primeiros numeramentos aos inquéritos do final do século XVIII. Os dados demográficos e a sua interpretação. Assimetrias regionais e movimentos populacionais. População e reformas administrativas e eclesiásticas. Os inquéritos após o terramoto e as Memórias Paroquiais, entendidas como o fim de um ciclo de inquéritos em que as informações acerca da população apareciam a par de outras.
2. Estrutura Social Sociedade, desigualdade e privilégio. Os diferentes grupos sociais. A graduação das pessoas: funções, sangue e riqueza. A importância da qualidade do nascimento. As redes clientelares. A complexificação da morfologia social e o alargamento dos “estados limpos”, com o “estado do meio”. A mobilidade social e os entraves à mesma. Descobrimentos e guerra como fatores de ascensão social. Os graus académicos e a promoção social. As cartas de familiar do Santo Ofício como mecanismos de quase nobilitação. A segregação social pelo sangue e pelos comportamentos. Minorias étnico-religiosas e estrangeiros. Grupos sociais e vida quotidiana.
3. Poder e Poderes O sistema político da Época Moderna. A teorização do poder político. Os discursos relativos à educação do príncipe e a construção da imagem do Rei e da Corte. O quadro normativo destinado ao príncipe e à nobreza. Governação e exercício da justiça. A função político-social do direito penal real como afirmação do sumo poder do Rei. Inquisição e controlo social. A intervenção régia e a natureza do Tribunal do Santo Ofício. Os delitos sob jurisdição do Tribunal e os ritmos de atividade processual. Órgãos, funcionários e agentes. O papel da Igreja na sociedade portuguesa: âmbitos de intervenção. A reforma da Igreja motivada por razões internas e externas. Confessionalização e disciplinamento: poderes e agentes. O catolicismo como religião ritualizada e exteriorizada. A exaltação dos dogmas e a pedagogia da chamada Contrarreforma. Aspetos do culto. As Misericórdias e a assistência. A Coroa, a Igreja e os dispositivos de controlo de carácter persuasivo e de carácter pedagógico.
4. Economia A propriedade rural e a propriedade urbana. A terra como garante de riqueza, poder e preeminência social. Os contratos de exploração agrária. O abastecimento urbano. As tentativas de uniformização de pesos e medidas. A produção artesanal, a produção industrial e os seus surtos. Comércio interno e comércio externo. O peso dos produtos coloniais na economia portuguesa. O corso: motivações e consequências. Técnicas de comércio e preços. A ação do marquês de Pombal na articulação dos vários sectores da economia. Doutrinas económicas: do mercantilismo ao fisiocratismo. O papel da Academia Real das Ciências e o divórcio entre o discurso agrarista e a prática quotidiana.
5. Realidades Culturais As bases da cultura, nomeadamente a língua e as produções sobre a mesma, isto é, gramáticas e dicionários. Os meios e os agentes da cultura: níveis de alfabetização, públicos, manuscritos e impressos, imprensa periódica, livreiros, parenética e teatro. Instituições de cultura, tais como escolas, colégios, universidades, bibliotecas, academias, museus e jardins botânicos. As reformas no ensino. Educação no feminino. As grandes tendências da cultura do humanismo ao iluminismo.
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Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) |
1. Teste (70%) – compreendendo toda a matéria lecionada até à data da realização do teste. 2. Recensão crítica de uma das seguintes obras (20%) – Maria Antónia Lopes, Protecção Social em Portugal na Idade Moderna. Guia de Estudo, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010. Disponível em https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/30059 ou Patrimónios alimentares de aquém e além-mar, coordenação Joaquim Pinheiro e Carmen Soares, Coimbra: IUC, 2016. Disponível em https://www.academia.edu/30252949/. 3. Exposição oral (10%) – de um artigo ou de um capítulo de uma obra sobre história da cultura portuguesa da Época Moderna, à escolha aluno. O texto escolhido terá que ser indicado à docente, até à aula anterior à exposição oral, de modo a ser verificada a pertinência da opção.
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Bibliografia (selection) | Readings (selection) |
Dicionário de História de Portugal, direção de Joel Serrão, [2.ª edição], 6 vols, Porto, Figueirinhas, 1981. Dicionário de História Religiosa de Portugal, direção de Carlos Moreira Azevedo, 4 vols, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de História Religiosa, 2000-2001. História Religiosa de Portugal, direção de Carlos Moreira Azevedo, vol. 2, (Humanismos e Reformas), coordenação de João Francisco Marques e António Camões Gouveia, Lisboa, Universidade Católica Portuguesa, Centro de Estudos de História Religiosa, 2000. *** História da Vida Privada em Portugal, direcção de José Mattoso, [vol. 2] (A Idade Moderna), coordenação de Nuno Gonçalo Monteiro, [s.l.], Círculo de Leitores, Temas e Debates, 2010. História de Portugal, direcção de José Matoso, vols III, IV e V, Lisboa, Estampa, 1993. *** Nova História de Portugal, direcção de Joel Serrão e A. H. de Oliveira Marques, vols IV, V e VII, Lisboa, Presença, 1987-2001. |
Requisitos | Prerequisites |
[Referir UC ou competências, se aplicável] |