Sumários

História das Relações Afro-portuguesas

29 Novembro 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

A implantação da républica em Portugal e as esperanças africanas. Os jornais. O nascimento de novos mitos. Iconografia de referência. Mudanças institucionais e ocupação efectiva. O povoamento branco das colónias portuguesas. Cartografia  e transformações. O Colonialismo e as cidades.


História das Relações Afro-portuguesas

24 Novembro 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Ocupação efetiva.

Moçambique: Política colonial e ocupação. O papel dos “afroportugueses”. Estados tributários e centralização. Formações sociais e redes de influência. A ocupação colonial. Resistências africanas. Temática introduzida pelos alunos.

Malyn Newitt, História de Moçambique, Mem Martins, Europa América, 1997


História das Relações Afro-portuguesas

22 Novembro 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

A criação do “Império africano”. O Quadro Jurídico. A Conferência de Berlim e a importância da partilha para as sociedades africanas. A noção de fronteira. As rotas do comércio.

Cronologia da ocupação e dos conflitos.  As viagens de conhecimento e “Ocupação científica”. As Sociedades de Geografia Europeias e a organização do conhecimento sobre as sociedades africanas. Pioneiros africanos.

Bibliografia, Beatrix Heintze, Pioneiros Africanos, Lisboa, Editorial Caminho, 2000.


História das Relações Afro-portuguesas

17 Novembro 2016, 12:00 Ana Paula Ribeiro Tavares

Transformações nas relações entre europeus e africanos após a abolição do tráfico de escravos. Mitos e representações. Textos escritos e tradição oral, uma nova abordagem. Os casos particulares de Cabo-Verde, S. Tomé, Guiné, Angola e Moçambique. Estratégias, Adaptações e conflitos.


O mundo europeu e africano antes dos Descobrimentos.

22 Setembro 2016, 12:00 Maria Manuel Torrão

A descompartimentação do mundo e o desencravamento planetário.

Estabelecimento de contactos entre sociedades fechadas sobre si próprias ou a ligação com carácter regular com outras que só contactavam esporadicamente.

Seis regiões de contacto: Norte de África, costa da Guiné, arquipélago de Cabo Verde, arquipélago de São Tomé e Príncipe, angola e Moçambique

O Oceano Atlântico via de comunicação entre espaços.

A escravatura enquanto denominador comum das relações afro-portuguesas.