Sumários

A Floresta medieval: uma introdução.

17 Abril 2020, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

A Floresta medieval: uma introdução.


Aula à distância. A Produção de Excedentes. Os mercados regionais. A relação entre sociedade rural e sociedade englobadora. Os espaços de produção de excedentes. Abordagem a uma pré-industrialização rural: os mecanismos transformadores. A floresta na Idade Média: definições.

7 Abril 2020, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

Aula à distância. A Produção de Excedentes. Os mercados regionais. A relação entre sociedade rural e sociedade englobadora. Os espaços de produção de excedentes. Abordagem a uma pré-industrialização rural: os mecanismos transformadores. A floresta na Idade Média: definições.


Aula à distância. As células de produção. A Tecnologia agrícola medieval. As culturas.

3 Abril 2020, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

Aula à distância. As células de produção. A Tecnologia agrícola medieval: A utilização e fabrico de utensilagem e ferramentas. Arado e charrua na transformação dos campos e da economia agrária medieval. O aparecimento do «cavalo de tiro» e as novas formas de tracção animal. A exploração medieval da energia. As culturas: ocupação do solo. Sistemas de produção e organização das terras. O seu enquadramento cronológico.Envio de 1ª Ficha de Trabalho para avaliação de conhecimentos.


Aula à distância. O Homem: povoamento e demografia. Os dados da Demografia; a população rural medieval

31 Março 2020, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

Aula à distância. O Homem: povoamento e demografia. Os dados da Demografia; a população rural medieval. A depressão demográfica nos finais do Império Romano; o crescimento demográfico a partir do século X.


Aula à distância. Áreas Regionais Europeias (séculos XIV-XV). Um modelo totalizador generalizado: a) esgotamento do solo; b) rendimentos decrescentes nas terras velhas e novas; c) crescente pressão demográfica; d) condicionantes de tipo climático desfavoráveis.

27 Março 2020, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

Aula à distância. Áreas Regionais Europeias (séculos XIV-XV). Um modelo totalizador generalizado: a) esgotamento do solo; b) rendimentos decrescentes nas terras velhas e novas; c) crescente pressão demográfica; d) condicionantes de tipo climático desfavoráveis.

A importância do estudo dos dados da geografia: o relevo; as comunicações (fluviais e terrestres); o clima (mediterrânico; atlântico; microclimas; influências climáticas); os solos e a vegetação (domesticada, selvagem, fauna); a ocupação humana (económica e social); os desequilíbrios ecológicos. Uma tipologia de fontes: geológicas, hidrológicas, meteorológicas, documentais e cartográficas. A passagem do espaço geológico a espaço geográfico. Como metodologia, o uso do método regressivo. Os dados da arqueologia