Sumários

Áreas regionais europeias (séculos XI-XIII). Evolução da paisagem: a) o aumento da população a partir do séc. X, como variável.

12 Março 2025, 11:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas regionais europeias (séculos XI-XIII). Evolução da paisagem: a) o aumento da população a partir do séc. X, como variável.


Áreas regionais europeias (séculos IX-X). Criação de Rendas: a) transferência para os mercados regionais; b) artigos de luxo; c) artesanato, sal e vinho representam a primeira imagem da comercialização; d) acumulação de riqueza senhorial; e) poder social (continuação).

10 Março 2025, 11:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas regionais europeias (séculos IX-X). Criação de Rendas: a) transferência para os mercados regionais; b) artigos de luxo; c) artesanato, sal e vinho representam a primeira imagem da comercialização; d) acumulação de riqueza senhorial; e) poder social (continuação).


Áreas regionais europeias (séculos IX-X). A posse da terra (solo arável, pastos e floresta) e a senhorialização dos espaços rurais europeus.

26 Fevereiro 2025, 11:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas regionais europeias (séculos IX-X). A posse da terra (solo arável, pastos e floresta) e a senhorialização dos espaços rurais europeus.





Áreas regionais europeias (séculos IX-X). A paisagem agrária, evolução. Formas de criação e de distribuição do poder.

24 Fevereiro 2025, 11:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas regionais europeias (séculos IX-X). A paisagem agrária, evolução. Formas de criação e de distribuição do poder.


Áreas regionais europeias (séculos IX-X). Criação de Rendas: a) transferência para os mercados regionais; b) artigos de luxo; c) artesanato, sal e vinho representam a primeira imagem da comercialização; d) acumulação de riqueza senhorial; e) poder social.

19 Fevereiro 2025, 11:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas regionais europeias (séculos IX-X). Criação de Rendas: a) transferência para os mercados regionais; b) artigos de luxo; c) artesanato, sal e vinho representam a primeira imagem da comercialização; d) acumulação de riqueza senhorial; e) poder social.