Áreas Regionais Europeias (séculos XI-XIII). A paisagem agrária: a) cidades embrionárias; b) aumento de população e aumento de produtividade; c) capital, tecnologia e trabalho: factores de crescimento do mundo rural medieval.

23 Março 2017, 08:00 José Manuel Henriques Varandas

Áreas Regionais Europeias (séculos XI-XIII). A paisagem agrária: a) cidades embrionárias; b) aumento de população e aumento de produtividade; c) capital, tecnologia e trabalho: factores de crescimento do mundo rural medieval; d) produtividade aumentada: sistema de regadio, um menor tempo de pousio; e) intensificação dos rendimentos de uma área (aumento do adubo, mantendo o mesmo cultivo); f) adopção do sistema de rotação (cereal de inverno + primavera, ou legumes + repouso); g) oposição camponês (arroteador) ao senhor (criador de gado e defensor do bosque.


Distribuição do poder e criação de rendas. O progressivo domínio do senhor sobre o camponês. Diminuição da pecuária do campesinato. A expulsão do gado para zonas excêntricas. Diminuição do adubo e a quebra do rendimento. Aumento da população associada à progressão do arroteamento. Progressão para zonas menos aptas para o cultivo.