Sumários
Apresentação do docente, da Unidade curricular - objectivos e conteúdos programáticos - e da avaliação
14 Fevereiro 2017, 14:00 • Teresa Maria e Sousa Nunes
Apresentação do docente e da Unidade Curricular.Objectivos:Contextualizar o surgimento do movimento
republicano em Portugal e a sua evolução no século XIX; avaliar a fundação do
Partido Republicano Português e afirmação das ideias republicanas no princípio
do séc. XX; analisar a implantação da Primeira República; caracterizar os
fundamentos do regime republicano instituído em 1911; compreender a evolução
política, económica e social da Primeira República.
I O Movimento Republicano; as ideias republicanas em Portugal e as primeiras organizações; a fundação do Partido Republicano Português e a afirmação na década de 80; Do Ultimatum ao 31 de Janeiro de 1891; a acção e propaganda republicanas no início do séc. XX; o PRP e a Revolução;
II A I República; a construção do novo Estado; a Grande Guerra e as suas repercussões; o Sidonismo ; o pós I Guerra, a conjuntura política, económica e social, a evolução partidária e as soluções governativas; o 28 de Maio.
Bibliografia
Berstein, B. Rudelle, O., Le Modèle Republicaine, Paris, Puf, 1992;
Catroga, Fernando, O Republicanismo em Portugal. Da Formação ao 5 de Outubro de 1910, 2 vols, Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, 1991.
Leal, E. C., Manifestos, Estatutos e Programas Republicanos Portugueses [1873-1926], Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 2014.
Marques, A. H. de Oliveira, Guia de História da I República, Lisboa, Editorial Estampa, 1997.
Pettit, P., Republicanismo (Una teoria sobre la libertad y el gobierno), Paris, Paidos, 1999.
Silva, Armando Malheiro da, Sidónio e Sidonismo, 2 vols, Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2006.
Telo, António José, Primeira República. I Do Sonho à Realidade, Lisboa, Editorial Presença, 2010.
Ventura, António, Anarquistas, Republicanos e Socialistas em Portugal. As convergências possíveis (1892-1910), Lisboa, Edições Cosmos, 2000.
Avaliação:
A avaliação consistirá na realização de um teste escrito, marcado para o dia 7 de Junho de 2017, e num trabalho de análise crítica de fonte, apresentado por escrito e em contexto de aula, no dia 6 de Junho de 2017, às 10h