1.Nome da unidade curricular

História do Teatro e do Espectáculo

 

2.Ciclo de estudos

 

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

Rui Manuel Pina Coelho (4 horas semanais)

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

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5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

­    Identificar cronologicamente os momentos determinantes da História do Teatro no mundo ocidental, do século V a.C. na Grécia até ao século XX.

­    Compreender e integrar os principais acontecimentos / movimentos da História do Teatro e da Arte nos contextos históricos, sociais, políticos e/ou artísticos que melhor os caracterizem.

­    Perspectivar a evolução do Teatro tendo em conta a relação da escrita dramática com a cena, interrogando os processos narrativos utilizados, a arquitectura teatral, as possibilidades técnicas disponíveis, os métodos de trabalho para actores, as estruturas de produção e a relação da cena com o texto dramático e a sua respectiva recepção crítica.

­    Entender a história do teatro tendo em conta a definição e evolução dos conceitos de tragédia, trágico e herói.

­    Saber referenciar os principais autores, as obras determinantes e os períodos considerados inovadores no espaço temporal estudado.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

­    To define a chronological sequence of the theatrical activity in the western theatre from the 5th cent. B.C. in Greece until the 20th cent.

­    To understand and contextualize the determinant events and achievements in the History of Theatre in its historical, social, political and/or artistic context.

­    To understand the evolution of Theatre history considering: narrative/writing procedures; theatrical architecture; technology; actors’ training methods; production structures; relationship between stage and text; and critical response.

­    To understand theatre history considering the concepts of tragedy, tragic and hero.

­    To read and discuss the authors and the texts considered relevant and innovative in the selected time frame.

 

6.Conteúdos programáticos

I. 1. Considerações gerais sobre a História do Teatro como disciplina. II. 1. O Teatro Clássico Greco-Latino: do mito às origens. 2. O teatro em Roma Antiga: A civilização do espectáculo. 3. O Teatro Medieval: milagres, mistérios, moralidade. A farsa. 4. O Renascimento e o Teatro em Itália. O arquitecto e o actor: o palco italiano da Renascença e a Commedia dell’Arte. 5. O palco isabelino e o teatro de William Shakespeare (1564-1616) e seus contemporâneos. O legado dramatúrgico de Shakespeare. 6. O Século de Ouro Espanhol: O teatro de Lope de Vega e Pedro Calderón de la Barca. A especificidade da comedia espanhola. 7. O Teatro Clássico Francês: Pierre Corneille, Molière, e Jean Baptiste Racine. A relação com o Poder. 8. O Teatro da Restauração em Inglaterra e o florescimento de um teatro renovado. 9. O Teatro de Arte e a transição do século XIX para o XX. A crise do drama. Simbolismo vs. Naturalismo.

 

6.Syllabus

I. General considerations the Theatre History as a discipline. II. 1. Ancient Greek Theatre: from myth to its origins. 2: Rome: The Civilization of Entertainment. 3. Medieval Theatre: miracle plays, mysteries, moralities and farce. 4. Renaissance and theatre in Italy: the architect and the actor. Commedia dell’Arte. 5. Elizabethan stage and William Shakespeare’s dramaturgy. 6. Spanish Siglo de Oro: Lope de Vega and Pedro Calderón de la Barca. 7. Classical French Theatre: Pierre Corneille, Molière and Jean Baptiste Racine. Theatre and Power. 8. Restoration Drama and the flourishing of a new theatre. 9. Art Theatre and the crisis in Drama. Symbolism and Naturalism.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

Se tradicionalmente a História do teatro compreendia essencialmente o estudo e a análise de textos dramáticos, considerados – nas propostas mais radicalizadas - como objectos literários menores, e assim observando um ramo dos estudos literários, para os modernos Estudos de Teatro a História do Teatro é uma disciplina de grande fertilidade e, simultaneamente, complexidade. Fértil no sentido em que faz congregar uma série de instrumentos de análise provenientes de vários campos do saber; e complexa na medida em que é uma disciplina de apoio e ao serviço do praticante teatral, bem como uma disciplina de investigação científica com domínios e propósitos próprios. Assim, o programa desta UC visa dotar o aluno de um conjunto de competências e conhecimentos que sejam facilitadores de uma aprendizagem mais lata e, simultaneamente, garantir a aquisição de estratégias de investigação capazes de ser aplicadas a outros conteúdos.

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

If traditionally the history of theatre comprehends essentially the study and the analysis of theatre texts, considered – in its most radicalized approaches – to be minor objects in the field of literary studies, modern theatre studies are a discipline of great fertility and complexity. Fertile in the sense that it congregates a series of instruments of analysis from many different fields of knowledge; and complex in the sense it is a discipline that supports and serves the theatre practitioner, as well as it is a discipline of scientific research with precise goals and objectives. Thus, the contents if this UC envisages to give the student a set of competences and knowledge’s that may facilitate a broader learning and, simultaneously, to ensure the acquisition of research and investigation methods able to be applied to other contents and contexts.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A metodologia de ensino nesta UC prevê uma articulação entre uma componente teórica leccionada em aulas expositivas e uma componente aplicada, essencialmente constituída por aulas de debate e discussão dos textos estudados. A realização de um trabalho escrito ao longo do semestre permitirá uma melhor maturação dos conteúdos programático e a criação de uma rotina de trabalho assente na discussão, escrita, rescrita e avaliação.

Avaliação contínua: assiduidade, participação activa nas aulas (leitura, reflexão e debate de textos fundamentais para a área disciplinar) (10%). Um teste de avaliação escrita, presencial e individual (50% cada). Elaboração de um trabalho escrito sobre um dos tópicos do programa (40%). Sempre que o interesse e a pertinência o justifiquem, as aulas serão complementadas com a assistência a espectáculos de teatro ou de outras artes performativas, bem como com idas pontuais a outros eventos relacionados com o presente programa (colóquios, palestras, encontros, etc.).

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

The teaching method articulates a theoretical component lectured in expositional lessons and an applied component, essentially constituted by debating and discussing sessions. The writing of an essay throughout the semester permits a better adjustment of an individual speech to the full understanding of the contents discussed, as well as a bigger autonomy of the student, the creation of a work routine based on discussion, writing, re-writing and evaluating.

Continuous assessment: assiduity, active participation in classes (reading, reflecting and debating on fundamental texts for the UC) (10%). One individual written test (50% each) and an essay (max. 5 pp) on a topic comprehended in the syllabus (40%). Every time interest and pertinence justify it, classes will be complemented with theatre performances, exhibitions, seminars, congresses, etc.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

O método de ensino aprendizagem nesta disciplina prevê uma articulação entre uma componente teórica leccionada em aulas expositivas e uma componente aplicada, essencialmente constituída por aulas de debate e de discussão aberta dos textos estudados, destinados a capacitar o aluno para uma leitura pessoal, estruturada e organizada dos materiais apresentados. A realização de um trabalho escrito ao longo do semestre permitirá uma melhor adequação dos discursos individuais e a uma melhor maturação dos conteúdos programáticos, bem como uma maior autonomização do aluno, à criação de uma rotina de trabalho assente na discussão, escrita, rescrita e avaliação. O estudo dos autores e dos textos seleccionados, para além de uma análise dramatúrgica, serve para instrumento de análise para a compreensão da história do teatro no que diz respeito a metodologias de trabalho de actor, arquitectura teatral, relação entre autor e estrutura de produção, condicionantes técnicas disponíveis, hierarquia laboral na estrutura de produção.

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

The teaching methods articulates a theoretical component lectured in expositional lessons and an applied component, essentially constituted by debating and discussing sessions, destined to capacitate the student for a personal, structured and organized reading of the presented contents. The writing of an essay throughout the semester permits a better adjustment of an individual speech to the full understanding of the contents discussed, as well as a bigger autonomy of the student, the creation of a work routine based on discussion, writing, re-writing and evaluating. The study of the authors and of the selected texts, more than a dramaturgical analysis, serves as an instrument to comprehend the history of theatre regarding actors training, theatrical architecture, relation between authors and production structures and available technology.

 

10.Bibliografia

CARLSON, Marvin, Teorias do Teatro - Estudo Histórico-crítico dos gregos à actualidade. São Paulo: UNESP, 1997.

FISCHER-LICHTE, Erika, History of European Drama and Theatre. London and New York: Routledge, 2002.

HARTNOLL, Phyllis, The Theatre – a concise history. London: Thames and Hudson, 1998.

MOLINARI, Cesare, História do Teatro. Trad. Sandra Escobar. Lisboa: Edições 70, 2010.

NAGLER, A.M., A Source Book in Theatrical History. New York: Dover Publications, 1952.

PANDOLFI, Vito, Histoire du Théatre. Vol. I-V. Verviers: Marabout Université, 1964.

SOUILLER, Didier et al., Études Théâtrales. Paris : PUF, 2005.

STYAN, J.L., Modern Drama in Theory and Practice 1: Realism & Naturalism. Cambridge: CUP, 1983.

WILES, David e DYMKOWSKI (Ed.), The Cambridge Companion to Theatre History. Cambridge: CUP, 2013.

ZARRILLI, Phillip B. et al., Theatre Histories – an Introduction. London and New York: Routledge, 2006.

* para cada um dos pontos do programa haverá bibliografia específica.