História do Teatro e do Espectáculo
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
2023/24
Docente: Rui Pina Coelho
Calendarização dos trabalhos:
Data |
Sumário |
Observações |
12 Set. |
Apresentação do programa e da bibliografia. Organização do trabalho e formas de avaliação. Esclarecimentos sobre o desenrolar do semestre.
|
|
14 Set. |
Para que serve a História do Teatro? A história do teatro como uma disciplina académica. Visão panorâmica da História do Teatro. Principais momentos e transformações. Comentários gerais. Parte 1.
|
|
19 Set.
|
Para que serve a História do Teatro? A história do teatro como uma disciplina académica. Visão panorâmica da História do Teatro. Principais momentos e transformações. Comentários gerais. Parte 2.
|
|
21 Set. |
Evolução do conceito de trágico e da tragédia. Perspectivas teóricas em confronto: Aristóteles, Hegel, Nietzche e a visão de George Steiner. Terry Eagleton e a condição trágica do sujeito contemporâneo.
|
Ler: "Looking for the Political Theatre of Today". |
26 Set.
|
Á procura do teatro político, hoje. Os caminhos e modos do teatro político ao longo da história do teatro.
|
Discussão do texto: “Looking for the Political Theatre of Today".
|
28 Set. |
Á procura do teatro político, hoje. Os caminhos e modos do teatro político ao longo da história do teatro.
|
Discussão do texto: “Looking for the Political Theatre of Today".
Entrega do tema para trabalho final.
|
03 Out.
|
O Teatro Clássico Greco-Latino: do mito às origens.
|
|
10 Out.
|
O Teatro Clássico Greco-Latino: do mito às origens.
|
|
12 Out. |
O teatro em Roma Antiga: A civilização do espectáculo.
|
|
17 Out. |
O teatro em Roma Antiga: A civilização do espectáculo.
|
|
19 Out. |
Do teatro medieval ao teatro do Renascimento. Os géneros profanos; a farsa, as sotias; o mundo às avessas e o cómico.
|
|
24 Out. |
O Renascimento e o Teatro em Itália. O arquitecto e o actor: o palco italiano da Renascença e a Commedia dell’Arte.
|
|
26 Out. |
O Renascimento e o Teatro em Itália. O arquitecto e o actor: o palco italiano da Renascença e a Commedia dell’Arte.
|
|
31 Out. |
O palco isabelino e o teatro de William Shakespeare (1564-1616) e seus contemporâneos. O legado dramatúrgico de Shakespeare.
|
Ler e discutir o Prólogo de Henrique V, de WS. |
02 Nov. |
O palco isabelino e o teatro de William Shakespeare (1564-1616) e seus contemporâneos. O legado dramatúrgico de Shakespeare.
|
|
07 Nov. |
Aula a repor. Docente em mobilidade.
|
|
09 Nov. |
O Século de Ouro Espanhol: O teatro de Lope de Vega e Pedro Calderón de la Barca. A especificidade da comedia espanhola
|
|
14 Nov. |
O Teatro Clássico Francês: Pierre Corneille, Molière, e Jean Baptiste Racine. A relação com o Poder. A relação com o Poder.
|
|
16 Nov. |
O Teatro Clássico Francês: Pierre Corneille, Molière, e Jean Baptiste Racine. A relação com o Poder. A relação com o Poder.
|
|
21 Nov. |
O Teatro da Restauração em Inglaterra e o florescimento de um teatro renovado.
|
|
23 Nov |
O Teatro da Restauração em Inglaterra e o florescimento de um teatro renovado.
|
|
28 Nov. |
Teste de Avaliação escrita.
|
|
30 Nov |
Aula a repor. Docente em mobilidade.
|
|
05 Dez. |
Aula a repor. Docente em mobilidade.
|
|
07 Dez. |
A tradição romântica no teatro na Europa.
|
|
12 Dez. |
O Teatro de Arte e a transição do século XIX para o XX. A crise do drama. Simbolismo vs. Naturalismo.
|
|
14 Dez. |
Conclusão dos trabalhos. Entrega dos trabalhos escritos.
|
|