História do Teatro e do Espectáculo

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

2023/24

Docente: Rui Pina Coelho

 

Calendarização dos trabalhos:

 

Data

Sumário

Observações

12 Set.

Apresentação do programa e da bibliografia. Organização do trabalho e formas de avaliação. Esclarecimentos sobre o desenrolar do semestre.

 

 

14 Set.

Para que serve a História do Teatro? A história do teatro como uma disciplina académica. Visão panorâmica da História do Teatro. Principais momentos e transformações. Comentários gerais. Parte 1.

 

 

19 Set.

 

Para que serve a História do Teatro? A história do teatro como uma disciplina académica. Visão panorâmica da História do Teatro. Principais momentos e transformações. Comentários gerais. Parte 2.

 

 

21 Set.

Evolução do conceito de trágico e da tragédia. Perspectivas teóricas em confronto: Aristóteles, Hegel, Nietzche e a visão de George Steiner. Terry Eagleton e a condição trágica do sujeito contemporâneo.

 

Ler: "Looking for the Political Theatre of Today".

26 Set.

 

Á procura do teatro político, hoje. Os caminhos e modos do teatro político ao longo da história do teatro.

 

Discussão do texto: “Looking for the Political Theatre of Today".

 

28 Set.

Á procura do teatro político, hoje. Os caminhos e modos do teatro político ao longo da história do teatro.

 

Discussão do texto: “Looking for the Political Theatre of Today".

 

Entrega do tema para trabalho final.

 

03 Out.

 

O Teatro Clássico Greco-Latino: do mito às origens.

 

 

10 Out.

 

O Teatro Clássico Greco-Latino: do mito às origens.

 

 

12 Out.

O teatro em Roma Antiga: A civilização do espectáculo.

 

 

17 Out.

O teatro em Roma Antiga: A civilização do espectáculo.

 

 

19 Out.

Do teatro medieval ao teatro do Renascimento. Os géneros profanos; a farsa, as sotias; o mundo às avessas e o cómico.

 

 

24 Out.

O Renascimento e o Teatro em Itália. O arquitecto e o actor: o palco italiano da Renascença e a Commedia dell’Arte.

 

 

26 Out.

O Renascimento e o Teatro em Itália. O arquitecto e o actor: o palco italiano da Renascença e a Commedia dell’Arte.

 

 

31 Out.

O palco isabelino e o teatro de William Shakespeare (1564-1616) e seus contemporâneos. O legado dramatúrgico de Shakespeare.

 

Ler e discutir o Prólogo de Henrique V, de WS.

02 Nov.

O palco isabelino e o teatro de William Shakespeare (1564-1616) e seus contemporâneos. O legado dramatúrgico de Shakespeare.

 

 

07 Nov.

Aula a repor. Docente em mobilidade.

 

 

09 Nov.

O Século de Ouro Espanhol: O teatro de Lope de Vega e Pedro Calderón de la Barca. A especificidade da comedia espanhola

 

 

 

14 Nov.

O Teatro Clássico Francês: Pierre Corneille, Molière, e Jean Baptiste Racine. A relação com o Poder. A relação com o Poder.

 

 

16 Nov.

O Teatro Clássico Francês: Pierre Corneille, Molière, e Jean Baptiste Racine. A relação com o Poder. A relação com o Poder.

 

 

21 Nov.

O Teatro da Restauração em Inglaterra e o florescimento de um teatro renovado.

 

 

23 Nov

O Teatro da Restauração em Inglaterra e o florescimento de um teatro renovado.

 

 

28 Nov.

Teste de Avaliação escrita.

 

 

30 Nov

Aula a repor. Docente em mobilidade.

 

 

05 Dez.

Aula a repor. Docente em mobilidade.

 

 

07 Dez.

A tradição romântica no teatro na Europa.

 

 

12 Dez.

O Teatro de Arte e a transição do século XIX para o XX. A crise do drama. Simbolismo vs. Naturalismo.

 

 

14 Dez.

Conclusão dos trabalhos. Entrega dos trabalhos escritos.