Sumários

A reforma do teatro no século XIX

22 Novembro 2021, 14:00 Maria João Monteiro Brilhante

Discursos sobre a função social do teatro. A acção de Garrett: apresentações por duas alunas da criação do TNDM II, do reportório romântico.

Importância da imprensa neste período para o estudo do teatro. Os jornais especializados em artes e literatura e a actualidade.  


Teatro, moral e ética

17 Novembro 2021, 14:00 Maria João Monteiro Brilhante

Entre o teatro civilizador e o teatro corruptor dos costumes: uma longa história. De novo a censura da Inquisição no séc. XVI à Real Mesa Censória. O fim da censura e a nova censura no liberalismo. A censura sob Salazar. 

Elogio ao teatro: da Arcádia Lusitana a documentos régios. As dedicatórias nas edições de teatro. Alguns exemplos em HTP online e TPC XVIII e TPC XIX (bases de dados do Centro de Estudos de Teatro).


Estratégias de implantação do teatro

15 Novembro 2021, 14:00 Maria João Monteiro Brilhante

Características das salas e condições de exploração e acolhimento. O público ou os públicos. Financiar através da bilheteira. A publicidade. O papel da imprensa. Os teatros particulares (populares ou aristocráticos). Teatro amador e/ou profissional. 

Apresentações por quatro alunos de casos de estudo: a criação do TNSCarlos; o teatro particular no Auto da Natural Invenção de António Ribeiro, o Chiado; o teatro universitário em Lisboa, Coimbra e Porto; o Teatro do Povo criado por António Ferro. 


Teatro e Sociedade

10 Novembro 2021, 14:00 Maria João Monteiro Brilhante

O lugar do teatro na sociedade. Para o povo e para as elites; na universidade; dentro e fora de portas; de cariz político ou de puro divertimento. O teatro e as práticas de sociabilidade.


Quando o Estado financia o teatro

8 Novembro 2021, 14:00 Maria João Monteiro Brilhante

Do Fundo do Teatro à DGArtes. A experiência da criação da Sociedade para a subsistência dos teatros públicos da Corte em 1771, com apoio de D. José I e a acção do mecenato. 

Apresentação do caso do Fundo do Teatro criado nos anos 50 do século XX sob a égide de António Ferro e o programa político do Estado Novo.