Temas de trabalhos para apresentação oral ou escrita
Temas
Apresentações orais: entre 5 a 10 minutos ou Trabalhos escritos: 3 a 5 páginas (TNR 12, espaço e meio, margem normal), data de entrega: 22 novembro |
Data de apresentação oral (a confirmar de acordo com o avanço do programa) |
Auto da Índia Apresentar o Auto da Índia na aula e comparar duas leituras da peça: a de Osório Mateus, da coleção “Cadernos Vicente”, e a escolar, relevando as interpretações dramatúrgicas diferentes (e iguais) que se podem fazer a partir do texto.
|
22/09/22 |
Crítica social em Gil Vicente* As personagens de Gil Vicente que assumem um papel crítico em relação à sociedade: localizar, descrever as personagens e analisar as críticas que fazem.
|
22/09/22 |
Reconstrução de um espetáculo no séc. XVI Através dos textos teatrais e outros fazer a reconstrução do que seria um espetáculo no séc. XVI: onde era representado, para que público, em que circunstâncias, quais os adereços, quantos atores e outros técnicos tinha a companhia, quais os figurinos e cenários, etc.
|
22/09/22 Ou 27/09/22 |
Teatro escolar humanista Teatro escolar humanista
|
29/09/22 |
Sá de Miranda Teatro de Sá de Miranda
|
29/09/22 |
Camões A obra dramática de Camões.
|
29/09/22 |
A Castro Apresentação de A Castro de António Ferreira
|
29/09/22 |
Companhias de teatro do séc. XVII* Dois ou mais documentos com companhias de atores do séc. XVII (explicar com era constituída uma companhia: profissionais, tipologia de figuras, condições contratuais, etc.) |
04/10/22 |
António José da Silva Apresentação do autor e da obra, os teatros de bonecos no séc. XVIII. |
06/10/22 |
A técnica do ator e comédia e de tragédia no séc. XVIII Através de 4 documentos: um artigo sobre a técnica do ator, e três críticas teatrais |
11/10/22 |
Instituição dos Teatros Públicos da Corte (1774) Análise e apresentação do documento |
13/10/22 Ou 20/10/22 |
Manuel de Figueiredo A poética de Manuel de Figueiredo. A história das suas obras e do autor. A presença do autor na prática teatral coeva. |
13/10/222 |
Luísa Todi Biografia, épocas e espaços em que atuou em Portugal. |
13/10/22 |
Domenico Scarlatti A presença italiana em Portugal, a ópera italiana, ópera nos teatros régios
|
13/10/22 |
Espaços teatrais séc. XVIII (apenas um dos espaços) Teatro do Bairro Alto, Teatro da Rua dos Condes, Teatro do Salitre, Teatro da Graça. Apresentação de um destes espaços a partir de bibliografia escolhida. |
20/10/22 |
Carta de Sulpice Gaubier de Barrault ao conde de Oeiras, D. Henrique (11 Fevereiro de 1771) Análise da carta, levantamento das pessoas, espaços e obras nomeados no texto e recolha de informação sobre cada item (metatags). |
20/10/22
|
Digressões ao Brasil As digressões de companhias de atores portugueses ao Brasil. Épocas que isso ocorreu, que companhias iam, porquê, qual a receção do público brasileiro. |
25/10/22 |
Regulamentos de teatro Comparar os regulamentos do início do século XIX, encontrados na Intendência geral da polícia, com os regulamentos do século XIX. |
27/10/22 |
Decadência do teatro português* A decadência do teatro português
|
27/10/22 |
Crítica Teatral em Portugal O nascimento da crítica teatral em Portugal
|
03/11/22 |
Iconografia teatral Trabalhar a partir da base de dados OPSIS, especialmente a partir do século XX. Por exemplo, perceber como o teatro naturalista reproduzia o real através das imagens.
|
03/11/22 Ou 08/11/22 |
Raúl Brandão O autor, a obra, representações das suas peças, receção. |
08/11/22 |
Bernardo Santareno O autor, a obra, representações das suas peças, receção. A intervenção da censura. |
22/11/22 |
Luís de Sttau Monteiro O autor, a obra, representações das suas peças, receção. A intervenção da censura. |
22/11/22 |
A Barraca A ação da companhia pré e pós-25 de Abril. Textos representados, missão, figuras, espetáculos e momentos marcantes. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Grupo 4 / Teatro Aberto A ação da companhia pré e pós-25 de Abril. Textos representados, missão, figuras, espetáculos e momentos marcantes. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
O Bando A ação da companhia pré e pós-25 de Abril. Textos representados, missão, figuras, espetáculos e momentos marcantes. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Teatro Experimental do Porto A ação da companhia pré e pós-25 de Abril. Textos representados, missão, figuras, espetáculos e momentos marcantes. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Cornucópia A ação da companhia pré e pós-25 de Abril. Textos representados, missão, figuras, espetáculos e momentos marcantes. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
António Pedro Novas correntes estéticas da dramaturgia. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Luzia Maria Martins Novas correntes estéticas da dramaturgia. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Luís Francisco Rebelo A crítica e a historiografia teatral. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
Osório Mateus O pensamento sobre o teatro, o ensino do teatro e a investigação teatral. |
22/11/22 Ou 24/11/22 |
…, etc., etc., etc, …. |
|
* Temas já escolhidos.