Os efeitos da Revolução Francesa sobre o património: destruição e protecção; O restauro arqueológico em Itália no século XIX.

28 Setembro 2018, 12:00 Clara Moura Soares

A aula foi dividida em dois momentos distintos mas cronológica e tematicamente sequenciais: um primeiro dedicado aos efeitos da Revolução Francesa sobre o património e um segundo relativo ao restauro arqueológico praticado em Itália na primeira metade do século XIX. No concernente aos efeitos da Revolução Francesa, demonstrou-se que esta foi uma época marcada tanto por acções de destruição, como de protecção, analisando-se os acontecimentos e conquistas decorrentes deste processo transformador e as suas consequências, com particular incidência para o desenvolvimento de uma política de conservação inédita.  Relativamente à abordagem ao restauro arqueológico em Itália no século XIX, trataram-se o contexto do seu surgimento e as suas principais características, apresentando casos de estudo ilustrativos destas intervenções modernas em monumentos.


Os alunos foram informados que a partir desta sessão a aula de sexta-feira terá lugar no PN 13. A aula de quarta-feira continuará na sala 5.1.