(Mestrado)
O seminário abordará facetas da transmissão e transformação do saber e da cultura da Antiguidade, cruciais para o conhecimento que temos dos seus textos e autores. Uma centra-se na Hispânia visigótica, nos séculos VI e VII, e tratará fenómenos de transmissão dos textos clássicos e tardo-antigos (poesia, hagiografia, historiografia, gramática), e de certas categorias de acesso ao saber, como o enciclopedismo e as compilações de tratados de ciências naturais. A outra incidirá sobre a recepção e transmissão da produção visigótica no período carolíngio, entre finais do século VIII e a primeira metade do século IX.
(Doutoramento)
A Hispânia visigótica é um espaço de passagem entre a Antiguidade Tardia e a Alta Idade Média, e um campo privilegiado para analisar fenómenos de continuidade e de transformação da herança cultural. Particular destaque merecem certos objectos literários, como a gramática (Julião de Toledo), a poesia (Eugénio de Toledo), a hagiografia, bem como as compilações de saber científico como as Etimologias e o De natura rerum de Isidoro de Sevilha. Esta produção circulou depois nos círculos culturais carolíngios, que os integraram e reelaboraram. O seminário incidirá sobre as mais recentes abordagens a estas questões, trabalhando sempre com as fontes directas, ou seja, os manuscritos medievais.
Programa
Ponto I. Na base da Cultura Latina Medieval
- Marciano Capela e o saber antigo.
- Boécio e o saber antigo em tempos novos.
- Cultura e não-cultura em Bento de Núrcia.
- Cassiodoro e o seu programa escolar e de salvaguarda do património cultural.
- Espiritualidade e mundividência em Gregório Magno: o início da Idade Média.
Ponto II. A Hispânia visigótica do século VII e a transmissão do saber antigo
- As Etimologias de Isidoro de Sevilha, a enciclopédia de referência: problemática das fontes, estrutura e tradição textual.
- O De natura rerum de Isidoro e as ciências naturais.
- Poesia e conservadorismo escolar: do utilitário ao jogo literário.
- A produção hímnica, continuidade de um género litúrgico.
- Traços culturais na hagiografia visigótica e sua transmissão.
- Julião de Toledo e o ensino da gramática tradicional.