Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Será efectuado um aprofundamento da competência oral e escrita mediante exercícios de compreensão oral e escrita, leituras, compreensão oral, debates e “role play”.

Ao longo do semestre serão também introduzidos elementos relativos à cultura e a realidade italianas.

Os objectivos vertem sobre os seguintes aspectos: compreensão de frases e expressões de uso frequente relativas a âmbitos de interesse imediato (familia, compras, geografia, trabalho etc); comunicação em situações simples e de rotina que pedem uma troca de informação clara e directa; descrição, em termos simples, do próprio vivido e ambiente; capacidade de compreensão de textos autênticos de média dificuldade, uso e aplicação das estruturas morfo-sintácticas, intensificação da língua na expressão oral e na produção escrita.

 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação é contínua e visa os seguintes aspectos:

 

1 Teste de competência gramatical, metalinguística e lexical (40%); 1 Teste de competência gramatical, lexical e uma breve redacção escrita sobre temas estudados ao longo das aulas (50%);

Participação, trabalhos de casa, disciplina, assiduidade e eventual apresentação de trabalhos (escritos e/ou orais) (10%).

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

-           P. Bacci, Un Tuffo nell’azzurro 1. Rimini: Panozzo Editore (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (3ª ed., 2009) (Unità 7-11)

-           M. Ricci, Via della Grammatica, Edizioni Edilingua, 2016

-           Lista sites de língua e cultura, exercícios on-line.

-           Dicionário: Lo Zingarelli Minore, Ed. Zanichelli (dizionario monolingue)

Outro material utilizado: fotocópias de língua e cultura; dvds (filmes e documentários); power points; cd-audio.