Unidade Curricular | Course Unit

Língua Italiana – A2

https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/lettorato-di-italiano-flul-ul/home

 

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

ITA1.86011

 

ECTS | Credits

6

 

Ciclo de Estudos | Level

1º ciclo (Licenciatura)

 

Semestre | Semester

2º semestre

 

Docente(s) | Instructor(s)

Debora Ricci

 

Língua de ensino | Language of instruction

Italiano

 

Programa |Course description

Tendo em conta os descritores do Quadro Comum Europeu de Referencia para as Línguas, este nível, baseia-se em princípios metodológicos graças aos quais o estudante poderá ser capaz de comunicar oralmente e por escrito com facilidade e segurança em situações reais. Respeitando portanto o modelo europeu de competência linguístico-comunicativa, o aprendimento basear-se-á na articulação das 3 sub-competencias: competência linguística; competência sociolinguística e competência pragmática. Consequentemente uma particular importância será dada ao desenvolvimento das capacidades comunicativas estimuladas através de actividades como jogos de role-play; estudo de material autêntico; canções; vídeos. Ao mesmo tempo será feita uma constante reflexão gramatical com momentos de reforço e sistematização dos conceitos apreendidos. Grande relevo será dado também à discussão sobre a cultura italiana. Filmes, vídeos, leituras de textos de jornalistas e escritores contemporâneos noções sobre a língua, as suas origens, a história, a literatura, o cinema, serão parte do curso. Os estudantes serão capazes de chegar aos objectivos prefixados participando em trabalhos de grupo, desenvolvendo trabalhos individuais, fazendo pesquisas sobre aspectos socioculturais, assistindo a sessões de cinema, participando eventos culturais.

 

Neste curso, segunda parte do nível elementar, mesmo desenvolvendo harmoniosamente as quatro habilidades linguísticas, insiste-se em particular na compreensão do texto falado, a partir de textos simples até textos mais complexos. O estudante desenvolve especificamente as seguintes capacidades comunicativas: entender discursos em italiano falado sobre argumentos do quotidiano e comuns; produzir textos orais e escritos simples, a partir de documentos autênticos; compreender textos escritos com estrutura sintáctica simples; fazer perguntas e dar respostas elementares; escrever correctamente textos simples e de uso frequente. Desenvolve-se também o conhecimento da relação entre som e ortografia, do léxico fundamental e de elementos básicos de morfologia e de sintaxe, favorecendo-se a comparação com o português.

 

Conteúdos. Morfosintaxe: pronomes directos e indirectos; NE e CI; particípio passado e pretérito perfeito composto de verbos regulares e irregulares; futuro simples e composto de verbos regulares e irregulares; imperfeito do indicativo. Léxico: ambiente lexical do quotidiano. Fonética e fonologia: relação entre a fonética e a ortografia; intonações, fonemas do italiano.

 

 

Avaliação | Grading and Assessment

A avaliação é contínua e visa os seguintes aspectos:

 

- 1 Teste de competência gramatical, metalinguística e lexical (40%);

- 1 Teste de competência gramatical e uma breve redação escrita sobre temas estudados ao longo do semestre (50%);

- Participação, trabalhos de casa, disciplina, assiduidade e eventual apresentação de trabalhos (escritos e/ou orais)  (1/2 pontos a menos ou a mais na nota final).

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

- Bacci, Patrizia (4ª ed. 2014) Un Tuffo nell’azzurro 1. Rimini: Panozzo Editore   (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (Unità 7-11);

- Ricci, Mina (2016), Via della Grammatica, Roma: Edizioni Edilingua;

- Dicionário facultativo: Lo Zingarelli Minore. Bologna: Ed. Zanichelli;

 -Outro material: sites de língua e cultura, exercícios interativos on-line, filmes, documentários, vídeos.