Neste curso, primeira parte de um nível intermédio, o estudante desenvolve uma competência comunicativa integrada nas quatro habilidades linguísticas. Nesta fase será dada particular importância à expressão oral. A estratégia para o desenvolvimento de tal habilidade será suportada pelo uso de técnicas de leitura dramatizada, pelo role-play, pela conversação guiada por documentos variados e de complexidade média. O estudante desenvolve especificamente as seguintes capacidades comunicativas: comunicar em situações reais e conseguir participar em conversas sobre argumentos conhecidos. Contar histórias, falar sobre livros e filmes; compreender textos literários de autores contemporâneos em prosa; escrever textos simples sobre argumentos conhecidos ou de interesse pessoal. Visa-se também o aprofundamento da reflexão sobre questões de gramática de morfologia e de sintaxe contrastando-as com as equivalentes em português

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

A avaliação é contínua e visa verificar a aprendizagem dos conteúdos programáticos: os elementos comunicativos e lexicais e a gramática.

Como formulado do Regulamento de Avaliação definem-se o numero, a categoria e o valor percentual relativo das provas e dos outros elementos de avaliação:

-Participação, trabalhos de casa, disciplina, assiduidade e eventual apresentação de trabalhos (10%);

- Prova oral (20%), com base em temas de cultura e civilização italiana estudados;

- Dois testes escritos de competência gramatical, metalinguística e com uma breve redação escrita: Primeiro teste  (30%), Segundo teste (40%).

 

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

ü  P. Bacci, Un Tuffo nell’azzurro 1. Rimini: Panozzo Editore (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (3ª ed., 2009) (Unità 12-14)

ü  P. Bacci, Un Tuffo nell’azzurro 2 Rimini: Panozzo Editore (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (3ª ed., 2009) (Unità 15-16)

ü  M. Ricci, Via della Grammatica, Edizioni Edilingua, 2016

ü  Lista sites de língua e cultura, exercícios on-line.

ü  Dicionário: Lo Zingarelli Minore, Ed. Zanichelli (dizionario monolingue)

ü  Outro material utilizado: fotocópias de língua e cultura; dvds (filmes e documentários); power points; cd-audio.

 

ü  Para mais informações/For further informations:

https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/lettorato-di-italiano-flul-ul/