https://sites.google.com/a/campus.ul.pt/lettorato-di-italiano-flul-ul/

Nesta disciplina, seguindo os critérios do Quadro Comum Europeu, desenvolve-se uma competência linguística de nível avançado nas quatro habilidades de base. Todavia nesta fase será dada uma importância especial à compreensão da língua oral. De facto a cadeira de Italiano C1 tem como objectivo central o desenvolvimento das capacidades de expor oralmente assuntos variados, em estilo adequado ao tema e à situação; o aprofundamento do conhecimento sobre as estruturas sintácticas do italiano e sobre aspectos discursivos e pragmáticos; o desenvolvimento das competências de compreensão e de produção de textos argumentativos. Este tipo de texto é abordado na sua dimensão linguística (organização textual) e pragmática (processos retóricos de persuasão). Numa vertente de prática pessoal, os estudantes aplicam os conhecimentos adquiridos na produção de textos escritos e em apresentações orais.Esta unidade curricular destina-se aos estudantes que, tendo concluído o nível B2, desejam ampliar e aprofundar os seus conhecimentos da língua Italiana a um nível mais adiantado, correspondente a C1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. O programa prevê, além de um aprofundamente gramatical, também o estudo de textos fundamentais da Literatura Italiana Contemporânea assim como a visão de filmes, programas televisivos.

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Avaliação (contínua): 2 testes escritos (30%; 40%);1 prova oral sobre temas de cultura italiana, concordado anteriormente com o docente (20%); presença, assiduidade, pontualidade (10%)

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

P. Bacci, Un Tuffo nell’azzurro 2. Rimini: Panozzo Editore (Manuale/Quaderno degli Esercizi). (3ª ed., 2009) (Unità 22-26)

Mina Ricci, Via della Grammatica. (Roma:Edizioni Edilingua, 2016). - Lista sites de língua e cultura, exercícios on-line. –

Dicionário: Lo Zingarelli Minore, Ed. Zanichelli (dizionario monolingue) –

Outro material preparado pelo docente: fotocópias de língua e cultura; dvds (filmes e documentários); power points; cd-audio.