Sumários
Sessão 5 5ª Feira, 19 de Outubro. Interpretações da arte africana nas vanguardas europeias
19 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Garrido Castellano
Introdução às Artes Visuais Africanas
Docente Responsável: Dr. Carlos Garrido Castellano (Centro de Estudos Comparatistas) cgc@campus.ul.pt
Sessão 5
5ª Feira, 19 de Outubro. Interpretações da arte africana nas vanguardas europeias
Resumo da aula: A aula centrar-se-á na apropriação de uma determinada imagem da arte africana pelas vanguardas artísticas europeias. Analisar-se-ão textos de vários movimentos de vanguarda que falam da “descoberta” da arte africana, e também os processos de categorização e colecionismo de objetos artísticos trazidos de África.
Estrutura:
1-O primitivo. Concepção e evolução do conceito.
2-Primitivismo(s) artísticos.
3-O colecionismo e o primitivo.
4-Interpretações e apropriações da arte africana. De Picasso a Matisse.
5-O caso de Sara Baartman.
6-Outros exemplos: Giacometti, o Expressionismo alemão.
Bibliografia adicional:
-C.Harrison, F.Frascina, G.Perry, 1993. Primitivism, Cubism, Abstraction: the early twentieth century.
-P.Daix, 1998. Picasso: L´Africain.
-R.Krauss, 1985. The Originality of the Avant-Garde and Other Modern Myths.
-C.Rhodes, 1994. Primitivism and Modern Art.
Sessão 4
17 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Garrido Castellano
Introdução às Artes Visuais Africanas
Docente Responsável: Dr. Carlos Garrido Castellano (Centro de Estudos Comparatistas/Instituto de História de Arte)
Sessão 4
3ª Feira, 17 de Outubro. As cidades coloniais africanas: criatividade, colonialidade e modernidade
Resumo da aula: A aula apresentará a evolução do urbanismo e a arquitectura na cidade africanas contemporânea. Prestar-se-á atenção à aparição de dinâmicas criativas nos espaços urbanos; à configuração de diferentes conceitos de cidade e modelos de habitação e gestão do espaço; ao rolo da cidade na transformação e configuração de modelos de convivência. Analisar-se-á com detalhe o caso de Luanda.
Estrutura:
1-Elementos de análise em relação ao estudo da criatividade nas cidades africanas.
2-O caso de Luanda. Arquitectura, urbanismo e criatividade.
Bibliografia adicional:
-AA.VV., 2010. Arquitecturas de Luanda.
-AA.VV., 2011. La modernidad ignorada. Arquitectura moderna de Luanda. (Disponível em: http://cargocollective.com/arquitecturamodernaluanda)
-(Vários Volumes) African Cities Reader. Disponível em: http://www.africancitiesreader.org.za/
-F.Batalha, 2006. Angola: Arquitectura e história.
-J.M. Fernandes, 2002. Geração Africana. Arquitectura e cidades em Angola e Moçambique. 1925-1975.
-B.Freund, 2007. The African City. A History.
-U.Kultermann, 1963. Arquitectura moderna en África.
-F.Locatelli e P.Nugent (eds.), 2009. African Cities. Competing Claims on Urban Space.
-A.Magalhães e I. Gonçalves, 2009. Moderno tropical. Arquitectura em Angola e Moçambique.
A.V. Milheiro, 2012. Nos Trópicos sem Le Corbusier. Arquitectura luso-africana no Estado Novo.
-G.Myers,2011. African Cities. Alternative Visions of Urban Theory and Practice.
-B.Obrist, V.Arlt e E.Macamo (eds.) Living the City in Africa. Processes of Invention and Intervention.
-M.Toussaint, 2005. “A arquitectura moderna e os trópicos”, em Cidades africanas. Cadernos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 5, pp.76-83.
Sessão 3. AFRICANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX
10 Outubro 2017, 08:00 • Carlos Garrido Castellano
Resumo da aula: A aula apresentará o desenvolvimento dos primeiros “modernismos” artísticos em África a inícios do século XX. Analisar-se-á a aparição de escolas artísticas e processos pedagógicos impulsores de ideais da modernidade; a consolidação da figura do artista, e a dinâmica pessoal e criativa dos pioneiros de vários contextos africanos.
Estrutura:
1-A aparição das primeiras escolas de arte
2-A consolidação da figura do artista e a configuração de um sistema artístico “moderno”
3-Aina Onabulu
4-Os pioneiros da arte moderna em Nigéria: Onabulu, Murray, Lasekan, Enwonwu
5-Africa do Sul:Mohl, Mancoba, Sekoto
6-O contexto do Congo
7-Norte e este de África: El-Salahi, a Universidade de Makerere, Boghossian, Cherkaoui, Belkhaia
Bibliografia adicional:
-S. Hassan, 1995. “The Modernist Experience in African Art: Visual Expressions of the Self and Cross-Cultural Aesthetics”, Nka, 2, pp.30-74.
-S. Hassan, 1998. “El-Salahi” Nka, 9, pp.28-33.
-G. Lilford, 2012. “The Liberal Arts in Anglophone Africa“, The Journal of General Education, 61(3), pp.189-210.
- C. Okeke-Agulu, 2015. “Colonialism and the Educated Africans”, em Postcolonial Modernism. Art and Decolonization in Twentieth-Century Nigeria, pp.21-39.
-A. Read Lloyd, 2013. “Moses Tladi, Landscape Painter: South Africa’s First Black Artist Working in the Western Tradition” Nka, 33, pp.20-36.
Sessão 2. INTRODUÇÃO À ARTE AFRICANA
28 Setembro 2017, 08:00 • Carlos Garrido Castellano
Resumo da aula: Nesta sessão apresentar-se-á uma evolução cronológica sucinta da arte africana, a começar por um questionamento do sentido da expressão “arte africana contemporânea”. Abordar-se-ão manifestações artísticas históricas, ligadas a questões sociais e de significado. Apresentar-se-á a evolução estilística dos grandes impérios africanos e as consequências do contacto com Europa e o colonialismo até ao início da modernidade. Aproveitar-se-á esta aula para colocar questões teóricas que terão uma presença na arte contemporânea africana, nomeadamente aquelas da autenticidade, funcionalidade, beleza e significado.
Estrutura:
1-Problemas na definição
2-História(s) da arte
3-Modernidade
-O conceito de modernidade
-Datas
-Modernidade e colonialismo
-Pós-modernidade, pós-colonialidade
-A noção de modernidade de Olu Oguibe
4-Origem, conteúdo
5-A ironia entanto recurso criativo
Bibliografia adicional:
-Anderson, B., 2006. Imagined Communities. Reflections on the Origins and Spread of Nationalism.
-Appiah, K.A., 1991. “Is the Post- in Postmodernism the Post- in Postcolonial?”, Critical Inquiry, 17(2), pp.336-357.
-Fanon, F. 2006. Les damnés de la terre.
-Fanon, F. 1971. Peau Noire, Masques Blancs.
-Hobsbawn, E. e Ranger, T., 2012. The Invention of Tradition.
-Oguibe, O, 1993. “In the Heart of the Darkness” Third Text, 23, pp. 3-8.
Sessão 1. Apresentação do curso
21 Setembro 2017, 08:00 • Carlos Garrido Castellano
Resumo da aula: Nesta sessão apresentar-se-á o esquema original da cadeira, introduzindo os principais debates críticos e casos de estudo que o curso revisará. Além disso, apresentar-se-ão o sistema de avaliação e o material de trabalho.