Sumários

Sessão 5 5ª Feira, 19 de Outubro. Interpretações da arte africana nas vanguardas europeias

19 Outubro 2017, 08:00 Carlos Garrido Castellano

Introdução às Artes Visuais Africanas

 

 

Docente Responsável: Dr. Carlos Garrido Castellano  (Centro de Estudos Comparatistas) cgc@campus.ul.pt

 

Sessão 5

5ª Feira, 19 de Outubro. Interpretações da arte africana nas vanguardas europeias

 

Resumo da aula: A aula centrar-se-á na apropriação de uma determinada imagem da arte africana pelas vanguardas artísticas europeias. Analisar-se-ão textos de vários movimentos de vanguarda que falam da “descoberta” da arte africana, e também os processos de categorização e colecionismo de objetos artísticos trazidos de África.

 

Estrutura:

            1-O primitivo. Concepção e evolução do conceito.

          2-Primitivismo(s) artísticos.

         3-O colecionismo e o primitivo.

         4-Interpretações e apropriações da arte africana. De Picasso a Matisse.

         5-O caso de Sara Baartman.

         6-Outros exemplos: Giacometti, o Expressionismo alemão.

 

 

Bibliografia adicional:

         -C.Harrison, F.Frascina, G.Perry, 1993. Primitivism, Cubism, Abstraction: the early twentieth century.

         -P.Daix, 1998. Picasso: L´Africain.

         -R.Krauss, 1985. The Originality of the Avant-Garde and Other Modern Myths.

         -C.Rhodes, 1994. Primitivism and Modern Art.

 

 

 


Sessão 4

17 Outubro 2017, 08:00 Carlos Garrido Castellano

Introdução às Artes Visuais Africanas

 

 

Docente Responsável: Dr. Carlos Garrido Castellano  (Centro de Estudos Comparatistas/Instituto de História de Arte)

 cgc@campus.ul.pt

 

Sessão 4

3ª Feira, 17 de Outubro. As cidades coloniais africanas: criatividade, colonialidade e modernidade

 

Resumo da aula: A aula apresentará a evolução do urbanismo e a arquitectura na cidade africanas contemporânea. Prestar-se-á atenção à aparição de dinâmicas criativas nos espaços urbanos; à configuração de diferentes conceitos de cidade e modelos de habitação e gestão do espaço; ao rolo da cidade na transformação e configuração de modelos de convivência. Analisar-se-á com detalhe o caso de Luanda.

Estrutura:

            1-Elementos de análise em relação ao estudo da criatividade nas cidades africanas.

          2-O caso de Luanda. Arquitectura, urbanismo e criatividade.

Bibliografia adicional:

         -AA.VV., 2010. Arquitecturas de Luanda.

         -AA.VV., 2011. La modernidad ignorada. Arquitectura moderna de Luanda. (Disponível em: http://cargocollective.com/arquitecturamodernaluanda)

         -(Vários Volumes) African Cities Reader. Disponível em: http://www.africancitiesreader.org.za/

         -F.Batalha, 2006. Angola: Arquitectura e história.

         -J.M. Fernandes, 2002. Geração Africana. Arquitectura e cidades em Angola e Moçambique. 1925-1975.

         -B.Freund, 2007. The African City. A History.

         -U.Kultermann, 1963. Arquitectura moderna en África.

         -F.Locatelli e P.Nugent (eds.), 2009. African Cities. Competing Claims on Urban Space.  

         -A.Magalhães e I. Gonçalves, 2009. Moderno tropical. Arquitectura em Angola e Moçambique.

         A.V. Milheiro, 2012. Nos Trópicos sem Le Corbusier. Arquitectura luso-africana no Estado Novo.

         -G.Myers,2011. African Cities. Alternative Visions of Urban Theory and Practice.

         -B.Obrist, V.Arlt e E.Macamo (eds.) Living the City in Africa. Processes of Invention and Intervention.

         -M.Toussaint, 2005. “A arquitectura moderna e os trópicos”, em Cidades africanas. Cadernos da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, 5, pp.76-83.


Sessão 3. AFRICANA NO INÍCIO DO SÉCULO XX

10 Outubro 2017, 08:00 Carlos Garrido Castellano

Resumo da aula: A aula apresentará o desenvolvimento dos primeiros “modernismos” artísticos em África a inícios do século XX. Analisar-se-á a aparição de escolas artísticas e processos pedagógicos impulsores de ideais da modernidade; a consolidação da figura do artista, e a dinâmica pessoal e criativa dos pioneiros de vários contextos africanos.

 

Estrutura:

            1-A aparição das primeiras escolas de arte

         2-A consolidação da figura do artista e a configuração de um sistema artístico “moderno”

         3-Aina Onabulu

         4-Os pioneiros da arte moderna em Nigéria: Onabulu, Murray, Lasekan, Enwonwu

         5-Africa do Sul:Mohl, Mancoba, Sekoto

         6-O contexto do Congo

         7-Norte e este de África: El-Salahi, a Universidade de Makerere, Boghossian, Cherkaoui, Belkhaia

 

Bibliografia adicional:

         -S. Hassan, 1995. “The Modernist Experience in African Art: Visual Expressions of the Self and Cross-Cultural Aesthetics”, Nka, 2, pp.30-74.

         -S. Hassan, 1998. “El-Salahi” Nka, 9, pp.28-33.

         -G. Lilford, 2012. “The Liberal Arts in Anglophone Africa“, The Journal of General Education, 61(3), pp.189-210.

            - C. Okeke-Agulu, 2015. “Colonialism and the Educated Africans”, em Postcolonial Modernism. Art and Decolonization in Twentieth-Century Nigeria, pp.21-39.

         -A. Read Lloyd, 2013. “Moses Tladi, Landscape Painter: South Africa’s First Black Artist Working in the Western Tradition” Nka, 33, pp.20-36.

 


Sessão 2. INTRODUÇÃO À ARTE AFRICANA

28 Setembro 2017, 08:00 Carlos Garrido Castellano

Resumo da aula: Nesta sessão apresentar-se-á uma evolução cronológica sucinta da arte africana, a começar por um questionamento do sentido da expressão “arte africana contemporânea”. Abordar-se-ão manifestações artísticas históricas, ligadas a questões sociais e de significado. Apresentar-se-á a evolução estilística dos grandes impérios africanos e as consequências do contacto com Europa e o colonialismo até ao início da modernidade. Aproveitar-se-á esta aula para colocar questões teóricas que terão uma presença na arte contemporânea africana, nomeadamente aquelas da autenticidade, funcionalidade, beleza e significado.

Estrutura:

1-Problemas na definição

2-História(s) da arte

3-Modernidade

                -O conceito de modernidade

                -Datas

                -Modernidade e colonialismo

                -Pós-modernidade, pós-colonialidade

                -A noção de modernidade de Olu Oguibe

4-Origem, conteúdo

5-A ironia entanto recurso criativo

 

Bibliografia adicional:

                -Anderson, B., 2006. Imagined Communities. Reflections on the Origins and Spread of Nationalism.

-Appiah, K.A., 1991. “Is the Post- in Postmodernism the Post- in Postcolonial?”, Critical Inquiry, 17(2), pp.336-357.

                -Fanon, F. 2006. Les damnés de la terre.

                -Fanon, F. 1971. Peau Noire, Masques Blancs.

                -Hobsbawn, E. e Ranger, T., 2012. The Invention of Tradition.

                -Oguibe, O, 1993. “In the Heart of the Darkness” Third Text, 23, pp. 3-8. 


Sessão 1. Apresentação do curso

21 Setembro 2017, 08:00 Carlos Garrido Castellano

Resumo da aula: Nesta sessão apresentar-se-á o esquema original da cadeira, introduzindo os principais debates críticos e casos de estudo que o curso revisará. Além disso, apresentar-se-ão o sistema de avaliação e o material de trabalho.