Sumários
O Bronze na Ásia (China)
2 Outubro 2025, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
O Bronze na Ásia (Asia do Sul)
30 Setembro 2025, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Nota introdutória
Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia II
25 Setembro 2025, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Alguns exemplos na Ásia: o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan.
- Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Ásia Oriental e Sueste Asiático.
- A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérias - Uruk; o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos) - do pictograma à escrita chinesa.
Petróglifos e práticas divinatórias I
23 Setembro 2025, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Graffiti - arte?
Datação - Taxonomia e Classificação
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.
Aula introdutória: Arte Asiática?
18 Setembro 2025, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Neste módulo abordou-se o conceito de arte asiática, distinguindo entre arte sagrada e secular, e explorando os seus valores estéticos e simbólicos. Desenvolveu-se a literacia visual como ferramenta para interpretar imagens e objectos culturais. Destacou-se ainda a importância de estudar o passado para compreender as expressões contemporâneas da arte na Ásia.