Sumários

O Bronze na Ásia (China)

2 Outubro 2025, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

O Bronze na China
Xia-Shang-Zhou
Shimao
Erlitou e Taosi
*taotie

Barnes Gina Lee. 2015. Archaeology of East Asia : The Rise of Civilization in China Korea and Japan Paperback ed. Philadelphia PA: Oxbow Books.


O Bronze na Ásia (Asia do Sul)

30 Setembro 2025, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David


Nota introdutória
Ásia do Sul  
(Harappa & Mohenjo-Daro)
 

Bibliografia:   
Abraham Shinu (2016) Connections and Complexity : New Approaches to the Archaeology of South Asia. London: Routledge.
Coningham Robin and Ruth Young. 2023. The Archaeology of South Asia : From the Indus to Asoka C.6500 Bce-200 Ce. Cambridge: Cambridge University Press.
Craven, Roy (1997) Indian Art. A concise History. New York:Thames and Hudson, p. 9-34.
Pittman, Holly (1984) Art of the Bronze Age: southeastern Iran, western Central Asia, and the Indus Valley. New York: Metropolitan Museum of Art.
Coningham Robin and Ruth Young (2023) The Archaeology of South Asia : From the Indus to Asoka C.6500 Bce-200 Ce. Cambridge: Cambridge University Press.


Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia II

25 Setembro 2025, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

  • Alguns exemplos na Ásia: o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. 
  • Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng 
  • Cultos xamánicos - Mongólia
  • Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Ásia Oriental e Sueste Asiático. 
  • A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérias - Uruk;  o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos) - do pictograma à escrita chinesa.
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151 
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127 
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.  


Petróglifos e práticas divinatórias I

23 Setembro 2025, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Graffiti - arte?

Datação - Taxonomia e Classificação 

  1. Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
  2. Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.


Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151 

Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86

Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127 

Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.  


Aula introdutória: Arte Asiática?

18 Setembro 2025, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Neste módulo abordou-se o conceito de arte asiática, distinguindo entre arte sagrada e secular, e explorando os seus valores estéticos e simbólicos. Desenvolveu-se a literacia visual como ferramenta para interpretar imagens e objectos culturais. Destacou-se ainda a importância de estudar o passado para compreender as expressões contemporâneas da arte na Ásia.