PETROGLIFOS E PRÁTICAS DIVINATÓRIAS II
4 Outubro 2018, 10:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Datação (datação radiométrica - datação radioativa: datação por radiocarbono 14/AP [materiais organicos] ou urânio, entre outros)Problema taxonómico - Classificação (estilos) - a gramática das pinturas rupestres varia de cultura para cultura, tanto no estilo que nos grupos tipológicos. análise crono-estilística Metodologias interpretativas. Uma prática ainda existente?
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
- Alguns exemplos na Ásia - o projeto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em UlsanMigrações e arte rupestre: CulturaMal'ta-Buret'Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petroglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.