Sumários
O Bronze na Ásia (Coreia)
19 Outubro 2020, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
O Bronze na Ásia
- Chulmun (Jeolmun)
- Munmun
- Túmulos megalíticos
- Os tumulos Goguryo (Koguryo)
- Gaya (Kaya)
- Silla metalurgia
Bibliografia:
Barnes, Gina L (1993) China, Korea and Japan. The rise of Civilization in East Asia. New York: Thames and Hudson.Portal, Jane.(2000) Korea: art and archaeology. New York: Thames & Hudson.
O Bronze na Ásia
14 Outubro 2020, 12:30 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
O Bronze na Ásia
IntroduçãoÁsia do Sul
Bibliografia:
Barnes, Gina L (1993) China, Korea and Japan. The rise of Civilization in East Asia. New York: Thames and Hudson, p. 119-168.Portal, Jane.(2000) Korea: art and archaeology. New York: Thames & Hudson.Craven, Roy (1997) Indian Art. A concise History. New York:Thames and Hudson, p. 9-34.Mason, Penelope (2005) History of Japanese Art. Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall. 15-29.
*Pittman, Holly (1984) Art of the Bronze Age: southeastern Iran, western Central Asia, and the Indus Valley. New York: Metropolitan Museum of Art.
PETROGLIFOS E PRÁTICAS DIVINATÓRIAS - Do petróglifo à escrita?
12 Outubro 2020, 12:30 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Datação - Taxonomia e Classificação
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
- Alguns exemplos na Ásia - o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão
A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérios - Uruk (livros de contabilidade?) escrita cuneiforme Warka, gravada em placas de argila encontradas no Templo a sul de Bagdad (vg. exemplo British Museum); o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos). Do pictograma à escrita chinesa.
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.PETROGLIFOS E PRÁTICAS DIVINATÓRIAS - Do petróglifo à escrita?
12 Outubro 2020, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Datação - Taxonomia e Classificação
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
- Alguns exemplos na Ásia - o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão
A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérios - Uruk (livros de contabilidade?) escrita cuneiforme Warka, gravada em placas de argila encontradas no Templo a sul de Bagdad (vg. exemplo British Museum); o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos). Do pictograma à escrita chinesa.
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.O Capitalismo Estético na Era da Globalização/arte asiática
7 Outubro 2020, 12:30 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Capitalismo estético
- Produção industrial e cultura
- A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin)
- decadência estética? (Umberto Eco - História do Feio)
- hiper-modernidade e hiper-realidade (Jean Braudillard - simulacro)
- arte, estética, emoção e rentabilidade
- "Obra Prima"?
- Ásia?
- Gu Wenda: united nations: babble of the millennium - San Francisco museum of modern art, 1999
- Arte e o historiador de arte
- "Obra prima"?
- Museu virtual das obras primas.
- Estética - "Asia"
- André Malraux e o museu imaginário
- Crowther, Paul (2007) Defining art, creating the canon: artistic value in an era of doubt, Oxford: Clarendon Press.
- Crowther, Paul (2003) "Cultural Exclusion, Normativity, and the Definition of Art“, Journal of Aesthetics and Art Criticism, 61/2, pp. 121-131.
- Chilvers, Ian. 2015. The Oxford dictionary of art and artists. Oxford: Oxford University Press. http://dx.doi.org/10.1093/acref/9780191782763.001.0001.
- Gombrich, E. H. (1995), The story of art. London: Phaidon Press, Ltd.
- Hofstede, Geert, Gert Jan Hofstede, and Michael Minkov. 2017. Cultures and organizations software of the mind : intercultural cooperation and its importance for survival. Johanneshov: MTM.
- Lavin, Irving. 1996. "The art of art history: a professional allegory". Leonardo / Leonardo, the International Society for the Arts, Sciences and Technology. 29-34.
- Malraux, Andre, and Isabel Saint-Aubyn. 2011. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70.
- Preziosi, Donald (1998) The art of art history: a critical anthology. Oxford: Oxford University Press.
Lipovetsky, Gilles e Serroy, Jean. 2014. O capitalismo estético na era da globalização, Lisboa: Edições 70, pp.13-42.