PETROGLIFOS E PRÁTICAS DIVINATÓRIAS - Do petróglifo à escrita?

12 Outubro 2020, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Datação - Taxonomia e Classificação 

  1. Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
  2. Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.

  • Alguns exemplos na Ásia - o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng 
  • Cultos xamánicos - Mongólia
  • Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão 


A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérios - Uruk (livros de contabilidade?) escrita cuneiforme Warka, gravada em placas de argila encontradas no Templo a sul de Bagdad (vg. exemplo British Museum); o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos). Do pictograma à escrita chinesa.



Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151 

Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86

Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127 

Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.