Sumários
O Bronze na China
27 Setembro 2022, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Do Neolítico ao Bronze: formas e estilos
- Bibliografia:
- Barnes, Gina L (1993) China, Korea and Japan. The rise of Civilization in East Asia. New York: Thames and Hudson, p. 119-168.
- Craven, Roy (1997) Indian Art. A concise History. New York:Thames and Hudson, p. 9-34.
- Mason, Penelope (2005) History of Japanese Art. Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall. 15-29.
- Portal, Jane.(2000) Korea: art and archaeology. New York: Thames & Hudson.
- *Pittman, Holly (1984) Art of the Bronze Age: southeastern Iran, western Central Asia, and the Indus Valley. New York: Metropolitan Museum of Art.
- Fagan, Brian M. (2004). Harrappan Civilization. Oxford University Press.
- Jansen, Michael, "Mohenjo-Daro, Stadt der Brunnen und Kanale: Wasserluxus vor 4500 Jahren = Mohenjo-Daro, City of Wells and Drains: Water Splendor 4500 years ago", Bonn, 1993.
- Mughal, M.R., "Further Evidence of the Early Harappan Culture in the Greater Indus Valley: 1971 – 1990", in "South Asian Studies", No. 6, pp. 175 – 199, 1990.
- Tosi, M., "The Harappan Civilization Beyond the Indian Subcontinent" in "Harappan Civilization: A Recent Perspective", edited by G.L. Possehl, pp. 365 – 378, Oxford and IBH Publications, New Delhi, 1993.
Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia_2ª PARTE
22 Setembro 2022, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia - alguns exemplos
23/09/2022 - Seminário Ásia - Palestra da Doutora Cláudia Ribeiro
Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia
20 Setembro 2022, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
Datação - Taxonomia e Classificação
- Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
- Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.
- Alguns exemplos na Ásia - o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng
- Cultos xamánicos - Mongólia
- Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão
A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérios - Uruk (livros de contabilidade?) escrita cuneiforme Warka, gravada em placas de argila encontradas no Templo a sul de Bagdad (vg. exemplo British Museum); o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos). Do pictograma à escrita chinesa.
PALESTRA - DIA 23/09/2022
Uma leitura do Livro do Céu, instalação de Xu Bing (1955-)
Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93605267292? pwd=ci8yVFNoUFdQRGlEWDJ1ZlRCaGZDQT09
ID: 936 0526 7292 Pass: 359457
Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151
Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86
Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127
Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.O Capitalismo Estético na Era da Globalização/arte asiática (2/12)
15 Setembro 2022, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Produção industrial e cultura
- A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin)
- decadência estética? (Umberto Eco - História do Feio)
- hiper-modernidade e hiper-realidade (Jean Braudillard - simulacro)
- arte, estética, emoção e rentabilidade
- "Obra Prima"?
- Ásia?
- Arte e o historiador de arte
- "Obra prima"?
- Museu virtual das obras primas.
- Estética - "Asia"
- Descolonização dos museus - um debate aberto
IAAs_Apresentação
13 Setembro 2022, 11:00 • Elisabetta Colla Rosado Coelho David
- Programa,
- Sistema de Avaliação,
- Bibliografia e material de apoio
- Atribuição de leituras/resenhas críticas
Elisabetta Colla está convidando você para uma reunião Zoom agendada.
Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/81193208822?pwd=ZEJqS25RY09jclhTMnEwVEtnaEovQT09
ID da reunião: 811 9320 8822
Senha de acesso: t9cvV4
Sistema de Avaliação
O sistema de avaliação contínua obriga o professor a juntar vários elementos de avaliação:
- um slide test (50%),
- um ensaio escrito (entrada de catálogo 40%) e
- na participação (10%).
1 SLIDE-Test: 13 DEZEMBRO 2022
2 Trabalho escrito:Os trabalhos entregues fora do prazo NÃO SERÃO ACEITES.
Entrada de catálogo escolher uma obra do catálogo:
Guy, John, and Pierre Baptiste. 2014. Lost kingdoms: Hindu-Buddhist sculpture of early Southeast Asia. New York, N.Y.: The Metropolitan Museum of Art.
O texto deverá ter um máximo de 2000 palavras, incluindo título, bibliografia e notas de rodapé (ver regras de execução do trabalho em anexo).A entrega dos trabalhos: até 01 DEZEMBRO 2022 em suporte digital POR CORREIO ELECTRÓNICO: elisabettacolla@campus.ul.pt e assinalar no e-mail Assunto: Arte Asiática 2022.
3 Assiduidade e participação
PROGRAMA E APOIO BIBLIOGRÁFICO:
https://drive.google.com/drive/folders/1Bl4hCf7dOdAdFg6w5vKHqWAEq5a-06LV?usp=sharing