Sumários

O Bronze na China

27 Setembro 2022, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

  • Do Neolítico ao Bronze: formas e estilos
  • Bibliografia:  
  • Barnes, Gina L (1993) China, Korea and Japan. The rise of Civilization in East Asia. New York: Thames and Hudson, p. 119-168.
  • Craven, Roy (1997) Indian Art. A concise History. New York:Thames and Hudson, p. 9-34.
  • Mason, Penelope (2005) History of Japanese Art. Upper Saddle River, N.J.: Pearson Prentice Hall. 15-29. 
  • Portal, Jane.(2000) Korea: art and archaeology. New York: Thames & Hudson.
  • *Pittman, Holly (1984) Art of the Bronze Age: southeastern Iran, western Central Asia, and the Indus Valley. New York: Metropolitan Museum of Art. 
Outras sugestões bibliográficas:
  • Fagan, Brian M. (2004). Harrappan Civilization. Oxford University Press. 
  • Jansen, Michael, "Mohenjo-Daro, Stadt der Brunnen und Kanale: Wasserluxus vor 4500 Jahren = Mohenjo-Daro, City of Wells and Drains: Water Splendor 4500 years ago", Bonn, 1993.
  • Mughal, M.R., "Further Evidence of the Early Harappan Culture in the Greater Indus Valley: 1971 – 1990", in "South Asian Studies", No. 6, pp. 175 – 199, 1990.
  • Tosi, M., "The Harappan Civilization Beyond the Indian Subcontinent" in "Harappan Civilization: A Recent Perspective", edited by G.L. Possehl, pp. 365 – 378, Oxford and IBH Publications, New Delhi, 1993. 


Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia_2ª PARTE

22 Setembro 2022, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia - alguns exemplos


23/09/2022 - Seminário Ásia - Palestra da Doutora Cláudia Ribeiro 



Petróglifos e Práticas Divinatórias na Ásia

20 Setembro 2022, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Datação - Taxonomia e Classificação 

  1. Figuras produzidas por um processo redutivo (removendo/retirando partes da rocha com diferentes utensílios, entalhando a rocha) – gravuras rupestres.
  2. Figuras produzidas por pigmentação (pintura seca ou húmida/cera de abelhas) – pintura rupestre.

  • Alguns exemplos na Ásia - o projecto arqueológico do Museu do Petróglifo do Bangudae, em Ulsan. Migrações e arte rupestre: Cultura Mal'ta-Buret. Os Petróglifos de Kāngjiā shíménzi no Xīnjiāng 
  • Cultos xamánicos - Mongólia
  • Petróglifos - na Ásia Central, Ásia do Sul, Sueste Asiático, Japão 


A passagem da gravura rupestre para um sistema de escrita: as tábuas sumérios - Uruk (livros de contabilidade?) escrita cuneiforme Warka, gravada em placas de argila encontradas no Templo a sul de Bagdad (vg. exemplo British Museum); o caso das práticas divinatórias na China (peitilhos/plastrão de tartaruga e omoplatas bovinos). Do pictograma à escrita chinesa.

PALESTRA - DIA 23/09/2022

Uma leitura do Livro do Céu, instalação de Xu Bing (1955-)

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93605267292? pwd=ci8yVFNoUFdQRGlEWDJ1ZlRCaGZDQT09

ID: 936 0526 7292 Pass: 359457 


Lee, Sang-Mog; Robineau, Daniel (2004) “Les cétacés des gravures rupestres néolithiques de Bangu-dae (Corée du Sud) et les débuts de la chasse à la baleine dans le Pacifique nord-ouest”, L’anthropologie 108, 137–151 

Taço, Paul S.C. et. Al (2010) “Naturalism, Nature and Questions of Style in Jinsha River Rock Art, Northwest Yunnan, China”, Cambridge Archaeological Journal, vol. 21:1, p. 67-86

Tate, Karen (2006) Sacred Places of Goddess: 108 Destinations. San Francisco, CA : Consortium of Collective Consciousness Pub. P. 127 

Whitley, David S. (2001) Handbook of rock art research. Walnut Creek, Calif: AltaMira Press.  


O Capitalismo Estético na Era da Globalização/arte asiática (2/12)

15 Setembro 2022, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

Capitalismo estético
  • Produção industrial e cultura
  • A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica (Walter Benjamin)
  • decadência estética? (Umberto Eco - História do Feio)
  • hiper-modernidade e hiper-realidade (Jean Braudillard - simulacro)
  • arte, estética, emoção e rentabilidade
  • "Obra Prima"?
  • Ásia?
  • Arte e o historiador de arte
  • "Obra prima"?
  • Museu virtual das obras primas.
  • Estética - "Asia"
  • Descolonização dos museus - um debate aberto
Lipovetsky, Gilles e Serroy, Jean. 2014. O capitalismo estético na era da globalização, Lisboa: Edições 70, pp.13-42.

Crowther, Paul (2007) Defining art, creating the canon: artistic value in an era of doubt, Oxford: Clarendon Press. 
Crowther, Paul (2003) "Cultural Exclusion, Normativity, and the Definition of Art“, Journal of Aesthetics and Art Criticism, 61/2, pp. 121-131. 
Chilvers, Ian. 2015. The Oxford dictionary of art and artists. Oxford: Oxford University Press. http://dx.doi.org/10.1093/acref/9780191782763.001.0001.
Gombrich, E. H. (1995), The story of art. London: Phaidon Press, Ltd. 
Hofstede, Geert, Gert Jan Hofstede, and Michael Minkov. 2017. Cultures and organizations software of the mind : intercultural cooperation and its importance for survival. Johanneshov: MTM.
Lavin, Irving. 1996. "The art of art history: a professional allegory". Leonardo / Leonardo, the International Society for the Arts, Sciences and Technology. 29-34.
Malraux, Andre, and Isabel Saint-Aubyn. 2011. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70.
Preziosi, Donald (1998) The art of art history: a critical anthology. Oxford: Oxford University Press


IAAs_Apresentação

13 Setembro 2022, 11:00 Elisabetta Colla Rosado Coelho David

  • Programa, 
  • Sistema de Avaliação,
  • Bibliografia e material de apoio
  • Atribuição de leituras/resenhas críticas


Elisabetta Colla está convidando você para uma reunião Zoom agendada.

Entrar na reunião Zoom
https://us02web.zoom.us/j/81193208822?pwd=ZEJqS25RY09jclhTMnEwVEtnaEovQT09

ID da reunião: 811 9320 8822
Senha de acesso: t9cvV4


Sistema de Avaliação


O sistema de avaliação contínua obriga o professor a juntar vários elementos de avaliação: 

  1. um slide test (50%), 
  2. um ensaio escrito (entrada de catálogo 40%) e 
  3. na participação (10%).


1 SLIDE-Test: 13 DEZEMBRO 2022

2 Trabalho escrito:Os trabalhos entregues fora do prazo NÃO SERÃO ACEITES.

Entrada de catálogo escolher uma obra do catálogo:


Guy, John, and Pierre Baptiste. 2014. Lost kingdoms: Hindu-Buddhist sculpture of early Southeast Asia. New York, N.Y.: The Metropolitan Museum of Art.


O texto deverá ter um máximo de 2000 palavras, incluindo título, bibliografia e notas de rodapé (ver regras de execução do trabalho em anexo).A entrega dos trabalhos: até 01 DEZEMBRO 2022 em suporte digital POR CORREIO ELECTRÓNICO: elisabettacolla@campus.ul.pt e assinalar no e-mail Assunto: Arte Asiática 2022.


3 Assiduidade e participação


PROGRAMA E APOIO BIBLIOGRÁFICO: 

https://drive.google.com/drive/folders/1Bl4hCf7dOdAdFg6w5vKHqWAEq5a-06LV?usp=sharing