apresentação

31 Janeiro 2019, 10:00 Adriana Veríssimo Serrão

unidade curricular

(100 caracteres, incluindo espaços)

 IDEALISMO ALEMÃO

GERMAN IDEALISM

2.Ciclo de estudos

(indicar 1.º, 2.º ou 3.º)

3.Docente responsável e respectivas horas de contacto na unidade curricular (preencher o nome completo)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 ADRIANA VERÍSSIMO SERRÃO

45 TP

 

4.Outros docentes e respectivas horas de contacto na unidade curricular

(1000 caracteres, incluindo espaços)

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5.Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 O curso oferece um conhecimento amplo do Idealismo Alemão através da leitura, comentário e interpretação de alguns dos seus pensadores mais representativos.

Inicia com a ideia kantiana de filosofia e prossegue com algumas posições críticas quanto à insuficiência do projecto kantiano. Especialmente consideradas serão algumas das ramificações do Idealismo Alemão nas áreas da Estética, da Filosofia da História, da Filosofia da Natureza e da Filosofia da Educação.

Os estudantes ficarão habilitados a reconhecer os traços determinantes deste período histórico, as problemáticas envolvidas e os seus principais intervenientes. Ficarão ainda habilitados a identificar problemas, a usar correctamente conceitos operatórios e a analisar crítica e comparativamente as diferentes teorias estudadas.

 

5.Learning outcomes of the curricular unit

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 The course offers a broad knowledge of German Idealism through the reading, commentary and interpretation of some of its most representative thinkers.

It begins with the Kantian idea of philosophy and continues with some critical positions regarding the insufficiency of the Kantian project. Particularly considered will be some of the ramifications of German Idealism in the areas of Aesthetics, Philosophy of History, Philosophy of Nature and Philosophy of Education.

Students will be able to recognize the defining features of this historical period, the issues involved and their key players.

They will also be able to identify problems, to correctly use operative concepts and to analyze critically and comparatively the different theories studied.

6.Conteúdos programáticos

(1000 caracteres, incluindo espaços)

1. A ideia kantiana de sistema.
2. "O mais antigo programa do sistema do idealismo alemão".
3. O primeiro princípio do sistema e a intuição intelectual.
4. Educação estética: Schiller.
5. A construção do sistema: Fichte.
6. A filosofia da Natureza: Schelling.
7. O Absoluto na História: Hegel.
8. A crítica do idealismo como especulação: Feuerbach.

 

6.Syllabus

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 1. The Kantian idea of system.
2. "The oldest system program of German Idealism".
3. The first principle of the System and intellectual intuition.
4. Aesthetic education: Schiller.
5. The construction of the System: Fichte.
6. The Naturphilosophie: Schelling.
7. The Absolute in History: Hegel.
8. The criticism of idealism as speculation: Feuerbach.

 

7.Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 Enquanto disciplina específica da licenciatura em Filosofia, mas frequentada também por alunos de outras licenciaturas, o programa oferece uma visão panorâmica dos principais problemas e concepções que caracterizam o período histórico do Idealismo Alemão.

Tendo em conta o nível dos alunos, optou-se por um programa que incide em autores de referência obrigatória defensores de posições contrastantes, estudados a partir de textos canónicos do pensamento humano.

A diversidade dos modelos de Filosofia propostos – no arco temporal de Kant até ao Sistema hegeliano – conclui com a posição crítica de Feuerbach dos fundamentos teológicos do pensamento especulativo.

 

7.Demonstration of the syllabus coherence with the curricular unit's objectives

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 

As a specific discipline of the degree in Philosophy, but also attended by students of other courses, the program offers a panoramic view of the main problems and conceptions that characterize the historical period of German Idealism.
Taking into account the level of students, we chose a program that focuses on obligatory reference authors defenders of contrasting positions, studied from canonical texts of human thought.
The diversity of the proposed models of Philosophy - in the temporal arc from Kant to the Hegelian System - concludes with Feuerbach's critical position on the theological foundations of speculative thinking.

 

8.Metodologias de ensino (avaliação incluída)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 1. Metodologia expositiva: enquadramento teórico e apresentação da matéria.

2. Comentário e interpretação de textos seleccionados.

3. Elaboração por parte dos alunos de exposições orais.

4. Iniciação na prática argumentativa.

A avaliação será cumulativa, dependendo a classificação do nível de conhecimentos atingido. Todos os elementos serão objecto de preparação e discussão com o docente em horas de acompanhamento. A classificação final é ponderada em função das classificações obtidas nos seguintes elementos obrigatórios:

 1. Para alunos com frequência regular: 2 apresentações orais  acompanhadas do respectivo guião / esquema / e um relatório final /  contributo de síntese reflexiva e amadurecida  sobre  um X , Y ou Z. Entrevista final.

2. Para alunos com frequência inferior a 75% das aulas: um exame escrito e uma prova oral.

Na classificação final serão tidos em conta o acompanhamento da matéria e a participação activa nas aulas. Critérios de avaliação: nível de maturidade, organização formal, clareza e correcção da expressão oral e escrita.

 

 

8.Teaching methodologies (including evaluation)

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 1. Expositive methodology: theoretical framework and presentation of the subjects.
2. Commentary and interpretation of selected texts. 3. Elaboration by students of oral expositions.
4. Initiation in argumentative practice. The evaluation will be cumulative, depending on the classification of the level of knowledge reached. All elements will be the subject of preparation and discussion with the teacher during follow-up hours. The final classification is weighted according to the classification obtained in the following mandatory elements:
 1. For students with regular attendance: 2 oral presentations and a final report.
2. For students with less than 75% of the classes: a written test and an oral examination. .
In the final classification will be taken into account the monitoring of the subject and active participation in classes. Evaluation criteria: level of maturity, formal organization, clarity and correctness of oral and written expression.

 

9.Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objectivos de aprendizagem da unidade curricular

(3000 caracteres, incluindo espaços)

A frequência desta nesta unidade curricular deve permitir a alunos recém-chegados ao ensino superior o contacto com níveis de estudo muito rigorosos, desde a leitura e interpretação de textos filosóficos à prática de escrita. As metodologias de ensino enunciadas em 8. são as ajustadas a este nível de iniciação.

Elas concorrem, em articulação, para cumprir os seguintes parâmetros:

a) conhecimento bem fundado das matérias expostas;

b) aquisição de competências no uso dos conceitos e da terminologia própria da discipina;

c) leitura e interpretação de textos seleccionados;

d) capacidade de expor um tema e defender um ponto de vista;

e) exercício do pensar crítico e de práticas argumentativas.

f) elaboração, com autonomia e responsabilidade, de relatórios e ensaios.

 

 

9.Demonstration of the coherence between the teaching methodologies and the learning outcomes

(3000 caracteres, incluindo espaços)

 The frequency of this unit should allow the newly arrived students in the university to contact with very strict levels of study, from the reading and interpretation of philosophical texts to writing practice. The teaching methodologies set out in 8. are adjusted to this level of initiation.

They compete, together, to meet the following parameters:

a) well-founded knowledge of exposed materials;

b) acquisition of skills in the use of concepts and specific terminology of Aesthetics;

c) reading and interpretation of selected texts;

d) ability to expose a theme and defend a point of view;

e) exercise of critical thinking and argumentative practices.

f) preparation, with autonomy and responsibility, of reports and essays.

 

 

10.Bibliografia

(1000 caracteres, incluindo espaços)

 Textos seleccionados de Kant, Fichte, Schelling, Schiller, Hegel e Feuerbach.