Sumários

A cultura indiana na 'Idade de Ouro' (ca. 300-700 A.D.)

2 Dezembro 2015, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

A época Gupta assistiu à definição do cânone cultural indiano nos mais diversos campos, bem como a exportação de modelos culturais e religiosos em direcção ao sueste asiático e ao Extremo Oriente, já para não falar nas trocas civilizacionais entabuladas a Ocidente com o mundo iraniano, mais tarde o islâmico, e o greco-romano (com relevo para a matemática indiana com uma nova notação e a introdução da casa decimal e do zero).


A ‘Idade de Ouro’: A época clássica da civilização indiana ca. 300-700 A. D.

27 Novembro 2015, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

A dinastia Gupta foi durante cerca de 200 anos a potência que aspirou à hegemonia política sobre o subcontinente indiano, representando ainda um ponto de inflexão no campo religioso graças ao seu apoio ao hinduísmo nascente, mas uma vez fracassada a sua expansão graças às guerras endémicas com os hunos, voltou o velho padrão de regionalização e o aparecimento de estados de dimensão média na Índia.


Visita de estudo ao templo Radha Krishna de Lisboa

25 Novembro 2015, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

Os alunos visitaram o templo Radha Krishna de Lisboa para verem ao vivo como é e se define o espaço sagrado no hinduísmo, a fim de perceberem as mudanças que têm lugar após o século III A. D., que irão aprender nas próximas aulas.


A sociedade e cultura na Índia (ca. 200 a. C. a 300 A. D.)

20 Novembro 2015, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

O período compreendido entre cerca de 200 a. C. e 300 A. D. trouxe alterações importantes do ponto de vista social, com relevo para a evolução de uma sociedade de tipo varna (cor), com a sua ortodoxia defendida pelos brâmanes e estabelecida pelo varnashrama-dharma, e o aparecimento de uma definição sócio-económica do tipo jati (nascimento), reforçado pelos novos ares económicos de uma sociedade urbana (com as corporações ditas sreni) e um ambiente cultura e religioso heterodoxo onde campeiam o budismo e o jainismo. Resposta da ortodoxia vêdica com a reformulação religiosa que vai dar origem ao hinduísmo.


A época pós-Maurya (ca. 200 a. C.-300 A.D.)

18 Novembro 2015, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

Situada entre duas épocas imperiais, a dos Mauryas e a dos Guptas, o período compreendido entre cerca 200 a. C. e 300 A. D. foi marcada pela volatilidade política e emergência de blocos regionais, bem como pela 'integração' do sul da Índia num mundo de trocas políticas, sociais, religiosas e culturais mais ampla à escala do subcontinente indiano, bem como pela importância crescente do comércio internacional na vida económica indiana.