Sumários

O surgimento do estado na Índia: das chefaturas às monarquias

25 Outubro 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

A evolução da organização política dos indo-arianos na Índia das chefaturas para as monarquias, como se pode seguir nos textos mais antigos. com relevo para o Mahabharata e o Ramayana.


A sociedade vêdica

21 Outubro 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

Adaptação do modelo trifuncional das sociedades indo-europeias à Índia, com nascimento de conceitos de diferenciação com base na língua, na cultura (ária e anária) e aparecimento de varna (modelo sócio-religioso), ao qual se junta um quarto grupo, os xudras, provenientes das populações dravídicas. Tal não implica uma sociedade uniforme, como demonstra o Mahabharata onde aparecem casais que praticam a poliandria, mostrando que o modelo de prestígio se adaptou à uma realidade social fluída.


A Índia dos vêdas

18 Outubro 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

Caracterização da sociedade indiana dos primeiros tempos do estabelecimento dos indo-arianos no subcontinente comparando a análise textual dos mais antigos textos conhecidos (Vêdas e Epopeias) com os registos materiais (arqueologia), para se descartar a tese clássica de Max Müller a respeito da invasão de indo-europeus e destruição das culturas locais a favor de uma continuidade e convivência (com aculturações nos dois sentidos).


A entrada dos indo-arianos ao subcontinente indiano

14 Outubro 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

As diversas teorias quanto à chegada dos indo-arianos à Índia e o que se sabe hoje quanto à sua origem, migração, amadurecimento cultural na Transoxiana antes de chegarem à Índia, onde entraram em várias vagas de forma pacífica a partir de ca. 1500 a. C.


A civilização do Vale do Indo

11 Outubro 2016, 08:00 João Manuel de Almeida Teles e Cunha

As características e a periodização da primeira civilização indiana, a do Vale do Indo. Um modelo único no Velho Mundo, que exporta a sua civilização pela aceitação e não pela conquista militar, dando origem a uma cultura sem centro e onde a cooperação é a palavra de ordem. Uma sociedade complexa, sofisticada e estratificada sem grandes manifestações de ostentação. Uma economia desenvolvida com contactos comerciais internacionais de longo, médio e pequeno curso. Uma religião dual, urbana e rural, sem que se conheçam santuários nem templos, nem tão-pouco a sua literatura. Colapso civilizacional por conjunção de factores, onde os de ordem ambiental foram determinante para o fim da civilização do Vale do Indo por volta de 1750 a. C.