Apresentação dos conteúdos genéricos da Unidade Curricular e modelo de avaliação
19 Setembro 2016, 14:00 • Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião
Apresentação dos conteúdos genéricos da Unidade Curricular, com comentários sobre os conteúdos programáticos e bibliografia básica:
Introdução
à Arqueologia
O que é a Arqueologia e a sua história, como disciplina científica
Espaço e Tempo e os seus usos nas práticas arqueológicas
Âmbitos da Arqueologia
Quadro legal, institucional e social do desenvolvimento da actividade arqueológica
Bibliografia básica recomendada:
BAHN, P., 1997 – Arqueologia. Uma breve introdução. Lisboa: Gradiva.
BINFORD, Lewis R., 1991 - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América
GAMBLE, C., 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge.
RENFREW, C.; BAHN, P., (Eds.) 2001 - Archaeology. Theories and Methods. 3º Ed., London: Thames and Hudson.
RENFREW, C.; BAHN, P., (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.
TRIGGER, B. G., 1989 - A History of Archaeological Thought. Cambridge: C.U.P. (com tradução espanhola [Ed. Crítica]).
Modelo de Avaliação:
Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:
1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.
2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).
3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.
Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação
Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.
A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética
das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma
delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial
de carácter individual.
Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.