Apresentação da Unidade Curricular, normas de avaliação e principal bibliografia

25 Setembro 2017, 14:00 Carlos Jorge Gonçalves Soares Fabião

Introdução à Arqueologia

 

O que é a Arqueologia e a sua história, como disciplina científica

Espaço e Tempo  e os seus usos nas práticas arqueológicas

Âmbitos da Arqueologia

Quadro legal, institucional e social do desenvolvimento da actividade arqueológica

 

Leituras:

BAHN, P., 1997 – Arqueologia. Uma breve introdução. Lisboa: Gradiva.

BINFORD, Lewis R., 1991 - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológico. Mem Martins: Europa-América

GAMBLE, C., 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge.

RENFREW, C.; BAHN, P., (Eds.) 2001 - Archaeology. Theories and Methods. 3º Ed., London: Thames and Hudson.

RENFREW, C.; BAHN, P., (Eds.) 2005 – Archaeology. The Key Concepts. London: Routledge.

TRIGGER, B. G., 1989 - A History of Archaeological Thought. Cambridge: C.U.P. (com tradução espanhola [Ed. Crítica]).


Normas de avaliação:

Em conformidade com o disposto no Regulamento Geral de Avaliação da FLUL, estabelece-se:

1-) O regime de avaliação em vigor é um regime contínuo, que exclui qualquer prova final com carácter eliminatório ou definitivo, como eventual substituto da avaliação realizada ao longo do semestre.

2-) Um dos elementos de avaliação terá de ser obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual, com tempo limitado (podendo o aluno recorrer a todos os elementos de consulta que consigo tiver).

3-) É necessária a realização de, pelo menos, duas provas de avaliação, das quais uma será obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual.

 

Assim, os alunos que não tiverem realizado um mínimo de duas provas, das quais uma delas obrigatoriamente uma prova escrita presencial de carácter individual não poderão ser avaliados, surgindo na pauta final a indicação de sem avaliação

Ao longo do ano lectivo, os alunos serão convidados a realizar provas de diversos tipos, entre as quais provas escritas presenciais de carácter individual; trabalhos (que podem ser individuais e/ou colectivos); comentários; apresentações e participação em debates.


A classificação final na disciplina é constituída pela média aritmética das classificações obtidas nas duas melhores provas realizadas, sendo uma delas, obrigatoriamente, a classificação obtida em uma prova escrita presencial de carácter individual.

Estas disposições foram comunicadas aos alunos presentes na primeira aula da unidade curricular.


Propostas de Trabalhos práticos:


realização de uma ficha de leitura sobre uma das seguintes obras:

BAHN, P., 1997 – Arqueologia. Uma breve introdução. Lisboa: Gradiva.

BINFORD, Lewis R., 1991 - Em busca do passado : a descodificação do registo arqueológicoMem Martins: Europa-América

GAMBLE, C., 2001 - Archaeology: the basics. London: Routledge.