Sumários

Protocolos de investigação e escrita académica

16 Outubro 2024, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Estado da arte (ou revisão da literatura): em que consiste, o que incluir e boas práticas a observar. Leitura e discussão de exemplos extraídos de trabalhos académicos (de mestrado e de doutoramento).

Enquadramento teórico, metodologia e corpus de trabalho: distinção entre teoria, metodologia e método. Considerações sobre a área de Estudos Comparatistas. Exercício prático envolvendo a consulta de trabalhos defendidos recentemente.


Apresentação flash dos projectos de doutoramento

9 Outubro 2024, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Apresentações de 5 minutos de cada projecto de doutoramento em curso, seguidas de discussão.


Preparação e redacção da tese

2 Outubro 2024, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Síntese da aula anterior e tipos de comparação. A literatura comparada pelo filtro da inteligência artificial: análise de imagens geradas por este tipo de software.

O discurso académico: tipo de discurso e tipologias de texto. Dissertação vs. tese. Do tema ou problema de investigação à questão orientadora (tipos de perguntas de investigação), a(s) hipótese(s) de investigação e a tese. A importância de criar rotinas de trabalho e de planificar o trabalho de investigação (elaboração de cronogramas).


Os Estudos Comparatistas como área de investigação

25 Setembro 2024, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Aula dividida em duas partes.

Parte I: apresentação do Centro de Estudos Comparatistas e do seu modo de organização, que reflecte as principais tendências de investigação na área da comparada. Discussão de reflexões várias sobre a prática comparatista (o que significa comparar, porque se compara). Reflexão em torno de uma entrevista recente a Susan Bassnett por Z. Cha, “Where is Comparative Literature going: an interview with Professor Susan Bassnett” (2016).

Parte II: realização de dois exercícios práticos. (1) Consulta dos catálogos recentes de duas colecções académicas no âmbito da literatura comparada (Routledge e Brill) e identificação de principais tendências de investigação. (2) Com base na leitura e preparação prévia de um excerto do romance Rakushisha, de Adriana Lisboa (2007/2009), os estudantes propuseram dois problemas de investigação possíveis de âmbito comparatista. 


Introdução ao Seminário de Investigação Avançada I

18 Setembro 2024, 15:30 Marta Pacheco Pinto

Aula dividida em duas partes.

Parte I: palestra de abertura do novo ano académico no âmbito do Programa em Estudos Comparatistas – “Entre Música e Literatura: E.T.A. Hoffmann e a recepção de Beethoven” por Mário Videira (Uni. São Paulo).

Parte II: apresentação da docente e dos estudantes, seguida de explanação do âmbito do seminário, bem como dos respectivos conteúdos programáticos, objectivos, planificação, elementos de avaliação e regras de funcionamento.

Os conteúdos programáticos incluem: 1. Os Estudos Comparatistas como área de investigação; 2. Preparação e redacção da tese; 3. Ética e integridade científica; 4. Práticas de comunicação científica; 5. Mercado de trabalho e emprego científico.

Os elementos de avaliação consistem em: 

– Assiduidade, participação nas actividades de aula e intervenção oral regular (voluntária e construtiva) nas aulas;

– Elaboração de bibliografia de apoio ao trabalho escrito final (06 Nov.);

– Recensão (800 a 1.200 palavras) sobre obra relevante no âmbito do projecto de doutoramento em curso (27 Nov.);

– Apresentação oral do trabalho final (sob a forma de comunicação ou de poster) (18 Dez.);

– Ensaio final sobre tópico de investigação decorrente do projecto de doutoramento em curso (5.500 a 6.500 palavras) (15 Jan.).

Os elementos de avaliação escritos serão todos submetidos por via do e-learning, onde se dão as instruções para a realização de cada um. O horário de atendimento tutorial está agendado, preferencialmente por via Zoom, para 5.ª das 11.30 às 12.30 (cf. informação disponibilizada no e-learning).

Informações práticas sobre impressos e regulamento de avaliação do curso de doutoramento em Estudos Comparatistas.