Unidade Curricular | Course Unit

Investigação Avançada I / Graduate Research I: Advanced Tools for Research in Comparative Studies - Doutoramento

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

COM9.920072

 

ECTS | Credits

30 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

3.º ciclo | third cycle

 

Semestre | Semester

1.º semestre | Autumn semester

 

Docente(s) | Instructor(s) 

Marta Pacheco Pinto

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

O Seminário visa dotar os estudantes de doutoramento de ferramentas metodológicas e competências essenciais, tanto para a elaboração da tese de doutoramento como para o exercício de tarefas inerentes à prática de investigação e à actividade académica na área científica dos Estudos Comparatistas. Os grandes tópicos a serem discutidos incluem:

 

1. Os Estudos Comparatistas como área de investigação

2. Preparação e redacção da tese

3. Práticas de comunicação científica

4. Ética e integridade científica

5. Mercado de trabalho e emprego científico​

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction) 

O Seminário assenta em aulas expositivo-práticas, privilegiando a participação oral, voluntária e criticamente construtiva dos doutorandos e esperando-se que contribuam para a dinâmica das aulas através da partilha das suas experiências e práticas de actividade científica. As discussões orais, propostas e orientadas pela docente, têm por base textos de leitura obrigatória, sendo, portanto, necessárias a leitura e a preparação prévias dos textos, disponibilizados através da plataforma e-learning. Prevê-se a realização no âmbito do Seminário de mesas-redondas, com oradores convidados, focadas na discussão de temas com relevância para a consolidação do perfil académico e científico dos doutorandos.

 

A avaliação terá por base elementos que permitam a avaliação contínua dos doutorandos: 

– Assiduidade e participação oral regular (voluntária e construtiva) nas actividades de aula;

– Elaboração de bibliografia de apoio ao trabalho escrito final;

– Elaboração de recensão sobre obra relevante no âmbito do projecto de tese de doutoramento;

– Apresentação oral do trabalho final (sob a forma de comunicação ou de poster científico);

– Ensaio final sobre tópico de investigação decorrente do projecto de doutoramento em curso (máx. 6.500 palavras), a entregar na última semana de aulas.

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

Buescu, Helena, João Ferreira Duarte, e Manuel Gusmão, eds. 2001. Floresta Encantada: novos caminhos da literatura comparada. Lisboa: D. Quixote.

Damrosch, David, Natalie Melas, e Mbongiseni Buthelezi, eds. 2009. The Princeton Sourcebook in Comparative Literature: From the European Enlightenment to the Global Present. New Jersey: Princeton University Press.

Domínguez, César, Haun Saussy, e Darío Villanueva. 2015. Introducing Comparative Literature: New Trends and Applications. London & New York: Routledge. Disponível em https://www.academia.edu/9824553/Introducing_Comparative_Literature._New_Trends_and_Applications.

Heise, Ursula K. (ed.). 2017. Futures of Comparative Literature. ACLA State of the Discipline Report. London & New York: Routledge. 

 

Universidade de Lisboa. [2015]. Código de Conduta e de Boas Práticas da Universidade de Lisboa. https://www.ulisboa.pt/sites/ulisboa.pt/files/basicpage/docs/codigo-de-conduta-e-boas-praticas-ulisboa-2015-apos-senado-e-cg-vf.pdf