Sumários

Instrumentos de trabalho dos estudos de iconografia cristã

18 Março 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Dicionários, enciclopédias e manuais de iconografia: as principais referências.

Fontes literárias. Os textos sagrados, os apócrifos e a literatura hagiográfica. Das passiones e das vitae às Acta Sanctorum dos Bolandistas. A difusão da Legenda Dourada de Tiago de Varazze (1260). As primeiras edições do Flos Sanctorum em português (1513) e o Agiológio Lusitano (1652) de Jorge Cardoso.


Limitações da iconografia e da iconologia.

15 Março 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

A redefinição de iconografia e iconologia no último terço do século XX.

As observações críticas de Ernst Hans Gombrich.

Da crise da Iconografia à crise da Iconologia.

Estudo de caso: a Alegoria da Prudência de Ticiano como exemplo da aplicação do método iconológico por E. Panofsky.


Casos práticos da aplicação do método iconográfico de Erwin Panofsky

11 Março 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Análise de algumas imagens através da aplicação dos três níveis de leitura do método iconográfico de Erwin Panofsky.


A importância de Erwin Panofsky para os estudos de iconografia e iconologia

8 Março 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Os níveis de significado das obras de arte segundo Panofsky: 1) o significado primário ou natural (nível pré-iconográfico). Identificação básica (factual) de formas e figuras (seres humanos, animais, etc.) e de atitudes expressionais (triste, contente, etc.); 2) o significado secundário ou convencional (nível iconográfico). Identificação de temas, histórias e alegorias; 3) o significado intrínseco ou simbólico (nível iconológico). Interpretação do sentido de uma imagem enquanto manifestação visual (consciente ou inconsciente) dos princípios fundamentais de uma cultura, época ou filosofia. A interpretação da obra de arte como sintoma cultural.


A importância de Aby Warbug para os estudos de iconografia e iconologia (cont.)

4 Março 2016, 08:00 Luís Urbano Afonso

Apresentação e discussão de dois conceitos essenciais de Aby Warburg: a) o conceito de herança / sobrevivência (ou “vida póstuma”) das imagens da Antiguidade (Nachleben der Antike); b) o conceito de Pathosformel (fórmulas de páthos = paixão, excesso, sentimento), ou seja, o poder expressivo que certas fórmulas ou modelos figurativos tradicionais têm para exprimir sentimentos humanos básicos.