Sumários

Warburg. Vida e obra V

21 Fevereiro 2019, 08:00 Luís Urbano Afonso

O atlas Mnemosyne (1926-29), último projeto de Warburg. Os objetivos e as caraterísticas deste laboratório de imagens: arquivo visual das Pathosformeln; análise do processo histórico da criação artística do Renascimento na sua articulação com a Antiguidade ( Nachleben der Antike) e com o binómio apolíneo-dionisíaco; a migração e a circulação das imagens (no tempo e no espaço)


Warburg. Vida e obra IV.

19 Fevereiro 2019, 08:00 Luís Urbano Afonso

A viagem à América e a experiência etnográfica entre os índios Pueblo. O ensaio sobre o ritual da serpente de 1923 e a interação entre o primitivo e o moderno. O colapso nervoso de Warburg e o seu internamento numa clínica psiquiátrica.


Warburg. Vida e obra III.

14 Fevereiro 2019, 08:00 Luís Urbano Afonso

A dissertação sobre a Primavera e o Nascimento de Vénus de Boticelli. A ninfa enquanto tema iconográfico.


Estudo de caso: o estudo iconográfico/iconológico dos marfins luso-africanos

12 Fevereiro 2019, 08:00 Luís Urbano Afonso

Apresentação sumária da teoria dos três níveis de significado das obras de arte segundo E. Panofsky. Os problemas específicos da utilização deste método ao estudo dos marfins luso-africanos do século XVI, sobretudo pelas lacunas de fontes textuais e pela distância cultural em causa. Aula lecionada com a colaboração do Prof. Peter Mark.


Aby Warburg. Vida e obra. II.

7 Fevereiro 2019, 08:00 Luís Urbano Afonso

Elementos para uma biografia intelectual. A importância dos estudos na Universidade de Bona: Henry Thode, Hermann Usener, Karl Lamprecht, Carl Justi, e Reinhard Kekulé von Stradonitz. O evolucionismo cultural, o comparativismo, a abertura à sociologia e à psicologia. O enfoque na irracionalidade do mundo grego e nas suas “sobrevivências”. O enfoque na gestualidade das obras de arte e o estudo da psicologia social histórica. O interesse de W. pelo Realismo francês (Courbet, Millet, Manet). Os estudos em Florença com August Schmarsow.