Sumários
Casos práticos da aplicação do método iconográfico de Erwin Panofsky
14 Março 2017, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Análise de algumas imagens através da aplicação dos três níveis de leitura do método iconográfico de Erwin Panofsky: iluminura cisterciense (séc. XII) "Judite decapita Holofernes"; "Justiça de Cambises", de Gerard David; "Tenda do talhante", Pieter Aersten.
Erwin Panofsky e os estudos de iconografia e iconologia
10 Março 2017, 08:00 • Luís Urbano Afonso
G. J. Hoogewerff e as novas definições de iconografia e iconologia.
Os níveis de significado das obras de arte segundo Panofsky: 1) o significado primário ou natural (nível pré-iconográfico). Identificação básica (factual) de formas e figuras (seres humanos, animais, etc.) e de atitudes expressionais (triste, contente, etc.); 2) o significado secundário ou convencional (nível iconográfico). Identificação de temas, histórias e alegorias; 3) o significado intrínseco ou simbólico (nível iconológico). Interpretação do sentido de uma imagem enquanto manifestação visual (consciente ou inconsciente) dos princípios fundamentais de uma cultura, época ou filosofia. A interpretação da obra de arte como sintoma cultural
Aby Warburg: vida e obra (cont.).
7 Março 2017, 08:00 • Luís Urbano Afonso
4.Além da história da arte: 1891-97. A viagem à América.
5.A génese do Instituto Warburg.
6.A astrologia: 1908-14. O ensaio sobre o Palazzo Schifanoia.
7.O ensaio sobre o ritual da serpente: 1923.
8.A vida dos símbolos: o projecto Mnemosyne (1926-29).
A Virgem do Manto: génese e progressão de um tema tardo-medieval
3 Março 2017, 08:00 • Luís Urbano Afonso
Iconologia e iconografia na prática. Estudo de caso: a Virgem do Manto - génese e progressão de um tema tardo-medieval.